O futuro do mito

FERNANDO SILVA [@Fernando_Silva7]
de Sumaré

Após ter feito sua melhor temporada na F1, com direito ao terceiro lugar diante do seu público, no Japão, Kamui Kobayashi foi dispensado pela Sauber para dar lugar a Esteban Gutiérrez. A princípio, tudo poderia indicar que a situação do Mito seguiria o mesmo curso já visto com Adrian Sutil e Jaime Alguersuari, dois outros que, depois de realizarem suas melhores temporadas em 2011, perderam vaga no grid. O caso de Kamui é bem diferente.

A informação publicada nesta quinta-feira (29) pelo jornal finlandês ‘Turun Sanomat’, indicando que Kobayashi conversa com a Lotus, procede. O BloGP apurou e soube que as negociações entre o piloto e a escuderia iniciaram ainda em outubro. Existe uma possibilidade real de Kamui substituir Romain Grosjean em 2013. O Mito dispõe do suporte de empresas locais, o que é fundamental na F1 dos dias atuais.

Mesmo dispensado da Sauber, Kamui tem futuro bem promissor na F1 (Foto: Sauber)

Romain, apesar do prestígio que tem com Éric Boullier e do apoio financeiro da Total, não tem sua situação definida para 2013, como disse ao Grande Prêmio Gerard Lopez, o todo-poderoso da Lotus, lá em Interlagos.

Koba-san também conversa com outra equipe do pelotão intermediário. O BloGP apurou também que outro time, este do fim do grid, chegou a lhe oferecer uma vaga, mas Kamui quer subir um patamar em relação à Sauber, jamais descer.

Sua meta, como já foi dito por ele mesmo, é crescer em 2013 para pleitear uma vaga nas equipes top em 2014. Lembrando que Ferrari e Red Bull têm pilotos, no caso Felipe Massa e Mark Webber, respectivamente, com contrato vencendo no fim do próximo ano.

Embora Grosjean seja protegido de Boullier, vale lembrar que o dirigente francês já trabalhou com Kobayashi — foi patrão de Koba-san nos tempos de Dams na GP2 — e tem muito apreço por ele. Tanto que, quando chefiava a Renault, chegou a cogitar a contratação de Kamui depois que a Toyota deixou a F1, no fim de 2009, mas acabou optando pelos petrodólares de Vitaly Petrov.

Uma coisa é certa: caso as negociações deem certo, Kobayashi e Kimi Räikkönen formariam a dupla mais épica, mitológica e lendária nessa F1 atual.

Adendo 1

Como bem lembrou o leitor Celso, o site Kamui Support entrou no ar no dia 21 de novembro, e hoje, dia 30, já arrecadou US$ 1,5 milhão. Quantia que seguramente vai aumentar muito nas próximas semanas. Levando em conta seu carisma Brasil e no mundo, o mito tem tudo para garantir, financeiramente, uma vaguinha na F1 em 2013.

Tags: , , , , , , , ,

10 respostas para O futuro do mito

  1. Danilo Junqueira disse:

    Fantástico não teria lugar melhor para Koba-Mito, imaginem que dupla Kimi x Kamikase, tomara que se confirme….

  2. Renato disse:

    A melhor notícia.

    A Lotus deve estar vendo o absurdo que o crowdfunding do Koba tem obtido e viu que o cara tem fãs, e isso pode atrair muito em merchandising e popularidade ao time. Kimi foi o primeiro passo, agora com Koba, eles poderiam usar melhor ainda as redes sociais a favor deles.

    Claro, mantendo o bom desempenho na pista.

  3. Rodrigo Araújo disse:

    Acredito que o Koba conseguiria arrecadar mais dinheiro se seu site de apoio fosse em inglês e aceitasse doações via paypal. O site atual além de ser só em japonês, o método de enviar dinheiro é por transferência bancária. Será que alguém consegue levar essa sugestão até ele? Kobayashi tem muitos fãs fora do Japão, eu mesmo tenho interesse em fazer uma humilde doação (proporcional à salário de professor) mas sei que de pouco em pouco ele pode conseguir comprar a vaga que merece.

    • Pedro Araújo disse:

      Rodrigo, eu mandei uma mensagem lá no site do Koba (viva o tradutor da google!), sugerindo exatamente isso: abrir a possibilidade de arrecadação por torcedores do mundo todo, através de PayPal.

      E pedi (por e-mail e pelos comentários dos blogs) pra alguns jornalistas que estiveram lá em Interlagos pra passar essa sugestão pro japa.

      Tomara que ele abra essa possibilidade, eu também participaria! Crowdfunding é bem legal, já participei de um pra levantamento de fundos pra realização de documentário, pra gravação de disco…

  4. Ricardo disse:

    A Lotus tornará a equipe mais mítica da F1.

  5. Pedro Araújo disse:

    a propósito, manda você também, seria bom ele receber mais desse tipo de sugestão.

  6. celso disse:

    Fernando, que ÓTIMA notícia!

    Só para esclarecer algumas coisas sobre o “Kamui Support”, o site foi criado pelo próprio Kobayashi e pelo seu irmão. Houve, entre os fãs que queriam ajudar, muita dúvida e desconfiança sobre a empresa “Dream Win”, que está organizando tudo.

    Pelo Twitter, Kamui afirmou que essa empresa foi criada por ele próprio, seu irmão e mais uma pessoa (relações públicas). Num tweet a seguir, Koba falou que está difícil de dar conta, pelo enorme número de doações que tem recebido.

    É exatamente por isso que o “Kamui Support” está limitado apenas aos torcedores japoneses. É quase um site “fundo de quintal”. Acho que eles nem imaginam o quanto de pessoas mundo afora torcem e pagariam para que o Mito continuasse na F1.

    O site entrou no ar em 21 de novembro e, até o momento (30/11), foi arrecadado o equivalente a 1.200.000,00 euros (R$3.272.000,00).

    Outra coisa, não diria que o site foi criado por seus torcedores. Na verdade, os torcedores sugeriram e incentivaram o Mito a criar o site.

    Só depois de muito discutir se seria realmente apropriado, já que o Japão passa por uma crise e existem ainda muitas pessoas que precisam de ajuda, eles chegaram à conclusão que o fato dele lutar por seu sonho de permanecer na F1 e mostrar suas forças nas pistas, poderia ser algo positivo e encorajador para todos no Japão.

    Os valores arrecadados são impressionantes: pelo que tenho acompanhado, são mais de 200.000 euros por dia.

    Se ele conseguir a vaga, será o primeiro piloto a ser patrocinado por sua própria torcida.

    Só um Mito, mesmo, para conseguir tal façanha.

    Abraço!

    • Edgar Bianchi Filho disse:

      Como diria lula “Nunca na historia da formula 1 um piloto teve patrocinadores da própria torcida dele. Outra coisa queria muito ajudar também se fosse mundial ja estaria num patamar monstruoso.
      Sera que a Lotus esta vendo isso…..

  7. com certeza o koba san merece e muito um lugar na F1 2013 pois sem ele sera muito triste nao tem um piloto talentoso e arrojado seria melhor ele na lotus ou na force india uma dessas duas equipe s com certeza ira contrata-lo, porem romain grosjean deveria ir para force india simplesmente por causa de seu arrojo e velocidade coisa indispensavel para force india no momento para lotus o koba san cairia como uma luva a frieza de kimi e o arrojo responsavel do koba san que nao deu muito trabalho a sauber com batidas e destruiçao de carros isto e um fator a ser analisado muito seriamente que estas equipes estao fazendo. o cara merece de verdade

  8. agora com relaçao ao nosso Paiz infelismente esta fadado a ficar somente com um representante, bruno senna precisa provar mais a força de seu sobrenome, igualmente nelsinho piquet, que nos deixou frustrados com tais epsodios de favorecimentos de resultados, estas vigarisses nao caiu muito bem para nos que tivemos representantes a altura, agora estamos relegado a um felipe massa que precisa trazer de volta tempos aureos dos 3 mosqueteiros brasileiros emerson piquet e senna, sem contar os da indy, canaan, gil de ferran, andre ribeiro, criastiano da matta, eo homem aranha ele mesmo, na categoria maxima, estamos sofrendo e muito, este que nos representara deve fazer de tudo mesmo para nos convencer de que e o cara , ate mesmo desobedecer a equipe para vencer se estiver em condiçoes de igualdade ano que vem vamos ver como estara sua coragem e honra?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.