O artista do rali

FERNANDO SILVA [@Fernando_Silva7]
de Sumaré

Depois de quase um mês de férias, estou de volta! É bom retornar ao trabalho, diga-se. Baterias recarregadas para fechar mais um ano aqui no Grande Prêmio.

Mas vamos ao que realmente importa. O assunto da vez é Sébastien Loeb. Loeb é mito, é lenda viva, é tudo isso e muito mais. Loeb é um desses gênios do esporte a motor que, de tempos em tempos, brindam os fãs da velocidade em todo o mundo. Dono de pilotagem perfeita, Loeb dá show. Um show que, pelo menos no WRC, está prestes a terminar.

Perto do NONO título mundial, Seb já anunciou que fará três ou quatro provas em 2013 e vai mudar seus horizontes. As primeiras informações apontam para um futuro no WTCC, mas, em minha opinião, é muito pouco para o que Loeb representa. Talvez o Mundial de Endurance e as 24 Horas de Le Mans tenham mais a ‘cara’ dele, mas ficaria muito feliz se ele anunciasse sua estreia no Dakar em 2014.

Abro um parêntese aqui. Claro que Loeb é o gênio do rali, é o cara, é o fodão, enfim. Mas é preciso creditar boa parte dos seus méritos ao eterno parceiro, o navegador Daniel Elena, um homem de história imensa no rali também! Fecho o parêntese.

Antti Kalhola, um gênio dos vídeos, produziu essa incrível e espetacular coletânea de imagens de Loeb em sua história vitoriosa no Mundial de Rali. Enquanto Seb não se despede do WRC, recomendo cada segundo deste vídeo antológico, de pouco mais de três minutos. Não perca o fôlego com Loeb, o artista do rali!

Tags: , , , , , , , ,

6 respostas para O artista do rali

  1. Roberto disse:

    Fernando,
    O que você me diria se a Red Bull deixasse o canguru a pé em 2014 e colocasse o Sebastian Loeb? Em 2013, poderia colocá-lo como piloto de testes e fazer rodar com carros de outras temporadas.
    Confesso que tenho enorme curiosidade para saber como seria Loeb no Formula 1. Principalmente se algumas dessas corridas ocorresse na chuva.
    Bem que o Dietrich Maastricht poderia bancar essa aventura.
    Para os fãs de F1 seria uma loucura, ainda mais se ele for mesmo competitivo.
    Roberto.

    • Fernando disse:

      Obrigado pela audiência, Roberto.
      Até estávamos discutindo a performance do Webber pós-renovação com a Red Bull. 18 pontos em cinco corridas. Ótimo, só que ao contrário.
      Eu só não sei se o Loeb tem ‘a cara da F1’. Vale lembrar que ele já testou, pela Red Bull e pela Toro Rosso, e diz a lenda que ele chegou a ser convidado antes de o Franz Tost e o Helmut Marko optarem pelo Alguersuari (que é um bom piloto). Claro que seria ótimo, mas é muito mais um sonho do que qualquer coisa.
      Diz outra lenda que ele pode ir com a Citroën para o WTCC, mas fato é que a categoria se ‘apequenou’ demais. Le Mans sim, acho que seria uma ótima (ele já correu lá, chegou em segundo), ou mesmo no Dakar. Poderia fazer tanto sucesso quanto outro mito, o Peterhansel, vem feito há tempos.
      Valeu pelo comentário. Abraço!

    • Fernando Melo disse:

      Acho que o Dakar seria uma boa. Seria um caminho parecido com o do Ari Vatanen.

  2. Mauricio Henkel disse:

    Adoro F1, já vi provas no Brasil, mas sempre achei pilotos de rally muito melhores que F1. Não tem guard-rail, área de escape, público sentadinho na arquibancada, neguinho brigando que um fechou o outro, safety car, blablabla. No rally a pista e clima mudam a cada instante. Não existem duas voltas iguais. Acompanho rally desde o tempo dos fuscas no RS. Lembro bem também da dupla imbatível Jorge Fleck e Silvio Klein.
    Abraços a todos rallyzeiros

  3. Fernando Melo disse:

    E ainda tem nego que fica babando ovo pro Ken Block.

  4. EduardoRS disse:

    Tive o prazer de ver o Loeb pilotando ao vivo na Argentina, por dois anos seguidos. Ele é diferenciado, parece que o carro dele flutua na pista. É um monstro.

    Lembrando que ele testou pela Toro Rosso em Paul Ricard (se não me falha a memória) e fechou a sessão de testes em OITAVO, na frente de muita gente já acostumada com carros de Fórmula ou mesmo com experiência de F1. Não tenho dúvida de que, se ele fosse pra F1, não faria feio. Pra mim, é um dos maiores pilotos de qualquer coisa com rodas que já passaram pela Terra. Faria grande sucesso no WEC ou no Dakar com toda a certeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.