Destruir uma corrida e destruir uma carreira

FELIPE PARANHOS [@felipeparanhos]

A notícia do início da semana veio do site oficial da F1. Durante o GP de Cingapura, Rob Smedley, engenheiro de Felipe Massa, pediu via rádio ao seu piloto para que destruísse a corrida de Lewis Hamilton. “Segure o Hamilton o máximo que você puder. Destrua a corrida dele o máximo que você puder. Vai, garoto”, foram as frases proferidas por Rob.

Há duas maneiras de interpretar os dizeres de Smedley. A primeira é a de que Felipe estava instruído a prejudicar Hamilton, a de ver a Ferrari como a eterna vilã que torna o esporte indigno. Para quem pensa assim, a semana será um prato cheio. A imprensa inglesa deve atacar sem dó as palavras do engenheiro do time de Maranello, até porque, no fundo, muitos na ilha esperavam um acontecimento para tentar reabilitar forçosamente Lewis do fracasso em 2011.

A outra forma de entender o que aconteceu é a que prefiro. Não sou um ouvinte atento de todas as comunicações de rádio, mas vejo a instrução do engenheiro como um incentivo. Segura o cara, não dá mole, acaba com a corrida dele! Não tem nada de mais, o que gera discussão inútil é o “destrói” — e, se formos analisar do ponto de vista semântico, destruir e “acabar com” têm o mesmo sentido.

Só que, e sempre tem um “só que”, o vazamento dessa comunicação põe por terra o que foi dito sobre Hamilton naquela corrida. E tira totalmente o sentido da revolta de Massa, que foi tirar satisfações com Lewis enquanto o piloto concedia entrevista ao vivo.

(Aliás, aqui na minha terra, bater no braço do outro, reclamar e em seguida dar as costas não é lá muito coisa de macho. Mas tudo bem, cada um se revolta de um jeito. Fecha parêntese)

Voltando ao que disse e correndo o risco de minha argumentação se perder pela digressão, digo: se Massa estava sendo orientado a pilotar defensivamente e segurar o ímpeto de um muito mais rápido Hamilton, o que ele esperava? Numa pista de rua em que as ultrapassagens são difíceis, ele queria que o rival, mais rápido, ficasse esperando um erro dele para passar?

Ora, se o piloto da frente era instruído para pilotar defensivamente — e era isso que Massa fazia —, ele não pode reclamar do fato de Hamilton ter tentado dar um jeito de ultrapassar e, por isso, acabar quebrando a própria asa e furando o pneu do carro de Felipe. Depois, Massa ajudou a linchar Hamilton, que apanha pelo que fez e pelo que não fez. E não trouxe nada de bom para a sua própria carreira.

Tá ficando feio, xará.

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93 respostas para Destruir uma corrida e destruir uma carreira

  1. Marcelo disse:

    Paranhos, existe um contexto para a tal ordem que não pode ser deixado de lado nesta sua avaliação: A scuderia Ferrari. A mesma de Schumacher e Rubinho, e a mesma de “Alonso is faster than you”. Somamos a isso o que aconteceu neste mesmo GP quando Alonso ganhou, e Piquet foi o pau mandado. Acredito que nenhum piloto tenha que ser instruído para fazer o melhor e segurar sua posição. Ordens com este conteúdo, só podem ser maldosas, e com interpretações de jogar o carro para cima de outro, forçar algo e etc. Me parece óbvio.

  2. Bhika disse:

    Mais uma vez um piloto Brasileiro se mostra corrupto as ordens vergonhosas.(Vai um e logo aparece outro)

  3. leonardo disse:

    sem esse detalhe eu ja achei q Hamilton ñ fez nada demais, nada na maldade, agora então, queria mesmo é “Massa in the wall”, e ainda sim é só ver a evolução dos 2 “pilotos” depois do incidente, Massa é muito mediocre, e nem pra encarar de frente.

  4. Edson disse:

    Tá mesmo Paranhos….de todos os em torno de 30 pilotos brasileiros na F-1 o Massa está se revelando o menos digno de correr com a bandeira brasileira…..tá mercenário demais para o meu gosto…..Já disse e repito, Hamilton foi precipitado mas o inocento-o pelo seguinte: ficar atrás de Massa numa prova é tomar de 0,5 a 1,0 segundo por volta dos lideres e lógico que Hamilton, sabendo disso, forçou ultrapassagem no treino de sabado e também na corrida….no fundo, tá certo Hamilton….se fosse o Senna, que aliás fazia isso sempre, era ovacionado, como o cara é ingles, é criticado….criticado principalmente por um narrador piegas que já passou do ridiculo em querer fazer um idolo brasileiro a força por, quem sabe, as bensesses dos anuncios na emissora oficial….bem, isso é outra conversa…..Vai fundo Hamilton, Vettel, Alonso, Buton, Di Resta, Kobaiashi, Perez, Schumacker, Rosberg….voces são pilotos, nos do Brasil, estamos sem….

  5. Rodrigo disse:

    Nada demais nessa história! Se for jogar no ar tudo que fala pelo rádio… vai ter polêmica toda semana!

  6. Renato disse:

    Cara voçe quer defender uma coisa indefensavel,o Hamilton bateu porquefoi precipitado.O Massa sempre vai defender sua posição.

  7. Eduardo disse:

    Caro Felipe, sou obrigado a discordar… O fato de pedirem para o Massa “segurar” o Hamilton, destruir a corrida dele, não dá ao Lewis o direito de bater o carro em outro piloto. Eu acho que foi um erro de corrida, não faria todo esse drama. A reação do Felipe ao final da corrida foi o complemento do “destrua a corrida dele”. Agora concordo 100% que se vc interrompe um entrevista no meio, dá uns tapas bem dados e ainda solta a groselha “que beleza, hein??”, o mínimo que tem que fazer é ficar lá e ver a reação do cara. Ia ser engraçado.
    Abraços e parabéns pelo trabalho.

    • Felipe Paranhos disse:

      Entendi o que você quis dizer. No fundo, estamos dizendo a mesma coisa: que foi algo de corrida. O Lewis não tem direito de bater no outro carro, claro, mas é foda ficar atrás de um carro que já é mais lento do que você e tá orientado pra te segurar. Abraço!

  8. Evaldo disse:

    Caiu a mascara do capacho da ferrari…que triste fim pra esse rapaz

  9. Ted Boy disse:

    Olá Felipe respeito muito seu trabalho e concordo com a maioria de suas análises e que fique claro que acho que Massa vem sendo um Fisichela (não sei como escreve) melhorado e tomando um show de Alonso e os outros das equipes top, mas neste caso independente do que foi dito pelo rádio, estou me baseando em seu texto que acredito nas interpretações quanto ao inglês, não falou nada demais, quantos técnicos usam para seus atletas para anular ou marcar o adversário frases com ” acaba com ele”, “mata o cara” “acaba com eles” então isto me leva crer que neste caso Massa estava certo e acredito que falou com Hamilton e virou as costas pois parecia muito nervoso e talvez até parti-se para briga, algo que acredito que seria pior.

    • Felipe Paranhos disse:

      Então, Ted Boy. Nisso que eu falei do destruir e “acabar com”, eu concordo com você, não vi nada de mais. A questão não é a palavra, mas a orientação em si. Não precisava partir pra briga, era só discutir ali.

  10. Alexandre Canina disse:

    Muito sensato o comentário, sem o sensacionalismo da imprensa brasileira.
    Além disso, se pensarmos que a McLaren é mais rápida que a Ferrari, que o Button já estava lá na frente, a única forma da Ferrari conseguir um pódio era com o Fernando. Se o Luís passasse o Felipe logo de cara, a chance dele chegar na frente do Fernando era grande.
    Justificada a pedida do engenheiro?

  11. Luiz G disse:

    “Tá ficando feio” é um comentário muito gentil de sua parte, Paranhos.
    A atitude de Massa, de bater no ombro de Hamilton, já foi meio feia….Não é necessário dar chilique na frente da TV.
    A não ser que tenha sido….premeditado.
    Depois de vazar esta informação, a atitude de Massa se tornou “falha de caráter”. Mas tudo bem….a F1 não é um lugar para pessoas com valores morais sinceros e retos. Todos são disimulados e suas atitudes vão de acordo com os interesses do “circo”.
    Se houvesse “moralidade” na F1, Massa deveria ser demitido….E seu engenheiro também.

  12. Nelson disse:

    Tudo é corrida, agora um piloto de verdade deveria saber melhor quando se deve tentar uma ultrapassagem, enfiar o carro de qualquer jeito eu faço, por mais que a defesa seja implacável, quem ataca tem que ter critério, basta lembrar de Culthard x Bernoldi. o Hameilton acha que é um Senna…

  13. Zé Fini disse:

    Pois é Felipe….e mesmo que Massa não tivesse recebido esssas instruções, não podia ficar sempre nesse mi mi mi, como se Hamilton fosse o culpado pelas corridas ruins dele. E ainda pra se aparecer, ir lá durante uma entrevista do outro e tirar satisfações e não ficar pra esperar a resposta, ficou mais feio ainda…pra Massa. O famoso “bate e corre”.

    O Hamilton tem passado dos limtes algumas vezes, como em Mônaco, por exemplo, agora daí a culpá-lo pelas suas frustrações, é muito diferente.

    Por que ele não foi tirar satisfações com Alonso, quando este empurrou ele pra fora da pista na entrada dos boxes na China, ano passado?.

    • GGoncalves disse:

      Zé Fini – sobre Mônaco – o Shumy passou o Hamilton no grampo, o ingles nao fez nada deixou o alemao passar e depois devolveu o golpe. O Hamilton tentou passar o Chorão no grampo e este fechou a porta, bateram. O Pastor nao tem experiencia poderia ter pontuado em Mônaco, mas foi querer disputar quem freia depois justamente como o Lwis, nem por decreto do H. Chaves.

  14. Braulio Gerhardt disse:

    Hum… Deixa eu ver se eu entendi. Quer dizer que a culpa é do Massa? Ou seja, ele deu uma “traseirada” no spoiler do carro do Hamilton, é isso?
    Caramba, então todos nós estamos subestimando as habilidades do Massa…

    • Felipe Paranhos disse:

      Não, ninguém teve culpa. O cara da frente tava orientado a defender, o de trás tinha de dar um jeito de atacar. Coisa de corrida.

  15. MTP disse:

    Mas isso tudo não tira o fato de que o inglês errou feio e prejudicou a corrida dos dois em Cingapura…
    Massa está em péssima fase, mas também não precisa coloca-lo ainda mais pra baixo…

  16. foca disse:

    A cobertura jornalística da F1 hj em dia poderia muito bem estar na Caras… tá feia a coisa xará do Felipe.

  17. Fernando Niterói disse:

    Rob Smedley e a cúpula da Ferrari sabe muito bem que o áudio está aberto. Por este e outros motivos o “destruir” teve um significado de apenas dificultar o máximo a ultrapassagem dentro dos limites permitidos, uma vez que Hamilton era um dos postulantes a vitoria em Cingapura e a rivalidade entre as equipes é bem acirrada. Como disse o Galvão Bueno um dia… “isso é pura perfumaria!”.

  18. Gil Queiroz disse:

    Reportagem sensata.

  19. Lúcio disse:

    Discordo. O fato de o Massa ter sido “instruído” de tal maneira não dá ao piloto que vem atrás dele o direito de atropelá-lo. Surtos do Galvão à parte, o erro, na minha opinião, foi do Hamilton. Diferente seria a hipótese de o Massa, seguindo a tal instrução, ter abalroado o inglês.

    • GGoncalves disse:

      Quem bate atrás está sempre errado, ainda mais se for o Hamilton. Na China o Alonso bateu atrás no Hamilton, puniram os dois com alegação de que o ingles mudou de trajetoria mais de uma vez. Em Monza o Shumy jogou o Lwis fora da pista, fez cobrinha varias vezes, somente após a corrida o chefe dos comissarios disse que o alemao deveria ser punido e narrador nao chamou o psiquiatra. O Galvao é a múmia da televisão. Rimou?

  20. Eric TK disse:

    Minha interpretação: “destruir a corrida” não significava nada violento, significava só o Massa ficar na frente do Hamilton até o final da corrida. Do jeito que o Massa tá apático ultimamente, ele chegaria num sexto, sétimo lugar, deixando o Hamilton louco da vida em oitavo. Ou seja, prejudicar na base da lentidão…
    Só que o Hamilton ultimamente tá usando a tática agressiva do Kobayashi, mas colhendo resultados de Katayama, aí bate mesmo…

  21. Lúcio disse:

    Por outras palavras, Massa não forçou a batida, apenas defendeu posição, o que é lícito.

  22. Antonio disse:

    “Ora, se o piloto da frente era instruído para pilotar defensivamente — e era isso que Massa fazia —, ele não pode reclamar do fato de Hamilton ter tentado dar um jeito de ultrapassar e, por isso, acabar quebrando a própria asa e furando o pneu do carro de Felipe.” Falou tudo. Quanta imbecilidade se falou desse incidente…

  23. André disse:

    Nessas horas cai a máscara do Massa, que de tão teatral, fica patético.

  24. granito disse:

    Acho que existem dois fatos:
    1º o engenheiro do Massa é um babaca que devia ser punido por dar ordens de destruir a corrida dos outros. Destruir só tem uma interpretação destruir ponto final.
    2º hamilton devia ser mais severamente punido pois a ordem de destruir foi cumprido por ele e não pelo Massa. Será que ele ouviu o radio da Ferrari e se confundiu?

  25. Marcelo disse:

    Boa tarde. É , realmente, lamentavel, a atitude da Ferrari que, novamente, mostra que está lá para vencer a qualquer custo, sem medir consequências. Hamilton errou ao atingir Massa, mas foi incidente de corrida e , também , foi punido por isso. Schumacher errou ao atropelar Perez, mas quase nada se falou a respeito, talvez por se tratar de piloto multicampeão, não sei, mas o que disseram a respeito de Hamilton veio de pessoas que ou tem a memória muito curta ou acompanham a F1 a pouquíssimo tempo. Sempre houve incidentes como esse no automobilismo , em geral, coisas que acontecem porque todos querem vencer , mas cometem erros como qualquer ser humano. É verdade que Hamilton já errou bastante neste ano, mas o que aconteceu em Singapura, de toda forma, foi incidente de corrida e pronto. Lamentavelmente, em 2 anos, Massa mostrou que é , apenas, um funcionário da Ferrari que ali está para ajudar Alonso a qualquer custo, assim como foi Barrichello com Schumi, o que envergonha a todos nós brasileiros que um dia torcemos para uma tal de Ayrton Senna da Silva. A verdade é que a carreira de Felipe em equipes de ponta se aproxima do fim, enquanto Hamilton ainda está amadurecendo como piloto e , sem dúvida , vencerá mais títulos. Acredito que a Ferrari nos mostrá a cada dia como não deve ser uma equipe vencedora.

  26. marcão disse:

    Até um chefe de equipe, dizer pro seu piloto segurar o rival é normal !!! Já vi vários casos em que o chefe de equipe acaba usando palavras para incentivar o seu piloto a fazer o máximo, mesmo que seja segurar um rival de pistas, com um carro um pouco mais rápido !
    É preciso ouvir o rádio pra tirar alguma conclusão !
    Pra mim pode ser mesmo um incentivo a mais, uma motivação, só isso…
    E na minha opinião particular, se o cara de trás perde a cabeça e da um totó, ele tá errado, arruma um jeito de passar se for bom mesmo, se não só batendo mesmo…
    E o Hamilton é meio cabeça quente, e foi pra cima, os dois perderam…
    É de corrida, faz parte..
    Mas repito, é preciso escutar com atenção o que disse o rádio pro Felipe….
    Cada um tem a sua opinião….

  27. luisfernando-rj disse:

    pior do que o massa dando piti é o narrador da emissora oficial indo pelo mesmo caminho.

  28. alvaro disse:

    Esse Massa é pior do que o Barrichello, depois do acidente é um projeto de piloto, vai pra casa Massa.

  29. Renan disse:

    pessoal, acho q vcs estão exagerando um pouco…não torço mais para o massa desde a entregada do ano passado, mas vc estão sempre pegando no pé do cara, inclusive dizendo q o cara não é macho…
    o q o massa fez para vcs? pq isso tá indo para o lado pessoal! dizer q o massa perdeu a razão de reclamar do hamilton pela cagada do inglês é o cúmulo da perseguição! o hamilton é um dos 5 melhores pilotos em atividade, mas q ele está fazendo cagada é mto claro para todos. o massa defender é a posição é válido,só q o hamilton tem q ir lá e passar sem fazer burrada…o massa está acabado para a f1, infelizmente. mas vcs estão parecendo os dirigentes da stock q vc tanto criticam…
    abraço

    • Felipe Paranhos disse:

      Renan, não disse que o cara não era macho. Mas é que, sei lá, se você tá puto, vai lá discutir, não vai bater e correr, né. Fica parecendo covardia. Eu mesmo falei ali que a temporada 2011 do Hamilton é um fracasso, já fez muita cagada esse ano. Quando eu digo que não rola uma culpa no acidente, é porque, sabendo da orientação pro Massa, eu deixo de ver um erro puro do Hamilton pra ver um acidente de corrida.

  30. Antonio Moura disse:

    Você está pilotando defensivamente — e era isso que Massa fazia — o cara que vem atrás tenta dar um jeito de ultrapassar e, por isso, acaba quebrando a própria asa e furando o pneu do seu carro.
    Você está dentro das regras, o seu adversário não.
    Segurar alguém dentro das regras é do jogo, nem por isso o cara que vem atrás pode fazer qualquer coisa. Tenho certeza de que você reclamaria, e com toda a razão.

  31. O Felipe Massa agora não passa de um completo subalterno na Ferrari ou de um bobo alegre como foi Rubinho um dia na Ferrari.

  32. Jack Richard disse:

    Acho que o tempo do Massa já foi, devia pegar o chapéu e dar no pé

  33. Brunao disse:

    Só posso dizer que está ficando cada bez mais torcer por um brasileiro assim na F1, por mais que voce queira. Acho também que, como voce disse, dar a costa como ele deu alí é do tipo: Provocar e arregar em seguida. Macho que é macho poe o dedo no nariz e termina de lavar a roupa suja alí mesmo como jpa vimos os Senna Fazem na Franca em 1992. Acho que desde que o Senna morreu o Brasil espera outro Senna, que infelizmente nao veio e quem sabe lá virá, talvez em outro esporte. Em alguns anos, já nao teremos pilotos na F1, e para ter pilotos como estes, só faz o país passar verginha mundo afora. A Fiat também nao se opoe a nada disso, sendo ela proprietária da marca e tendo um brasileiro representando o nosso país além de seu maior mercado no Brasil. Prefiro ver o “Checo Perez” na Ferrari, pois assim nao me faz passar raiva e vergonha. Adoro a forma como o Hamilton pilota se bem que ele tem exagerado um poco, mas foi macho, peitou o Alonso e fez o espanhol comer poera, outro que na minha opiniao é um mimado, vivia tomando pau do Trulli na Renault, mas armaram lá a cama de gato e mandaram embora o italiano. A F1 é um puro jogo de interesses só é campeao quem se envolve em falcatruas, rolos. Desculpe o desabafo

  34. R.CASAGRANDE disse:

    Sim, feio porque fica claro que o intuito era impedir Hamilton de passar e proteger o Alonso. E no fim das contas não conseguiu segurar por muito tempo. O felipe tem se deixado intimidar pelo companheiro, assim como Webber com Vettel, petrov com Kubica e por ai vai. O que eu acho mesmo é que carreiras são destruidas por isso, porque tem pessoas que se deixam manipular e não cumprem suas obrigações morais como pilotos.

  35. alain disse:

    Dessa vez o comentário não foi muito feliz… realmente vc se perdeu um pouco amigo.

    Hamilton falhou e pronto.
    Não por que o F. massa está nessa condição que você pode desmerecer o piloto (menos, ok).

    Paciência amigo, um dia é da caça, o outro do caçador.

    Que ele venha defendendo sua posição, mas sob pressão o que você acha que ele deveria ter feito? entregar a posição?

    Felipe jogou limpo, Hamilton calculou errado a ultrapassagem, como tem sido o seu costume. Furou o pneu do cara, acabou com a corrida dele, com todo respeito, foi barbeiro! o cara não soube ser agressivo. merecida a punição.

    Up, Felipe Massa!

  36. alain disse:

    Só mais uma coisa pra você pensar… se Hamilton é realmente o piloto mais rápido e Felipe o mais lento, por que o Massa estava a frente e o Hamilton atrás?

  37. Sajuuk disse:

    Slow day hmm? Pilotos fazem isso o tempo todo. Eu aposto que a ferrari falou a mesma coisa para o Alonso quando o Vettel tava atrás dele em Monza. Grande premio e suas manchetes idiotas.

  38. Márcio Araújo disse:

    Agora sim, esta tudo explicado: Aquilo é “coisa de Ferrari”. Como foi “coisa de Ferrari”, impedir que Rubens tivesse alguma vez, durante todo o tempo em que esteve lá, a “chance” de disputar um título. Eles sempre impediam Rubens. Mais deixa isso pra lá. Há menos tempo, presenciamos outra “coisa de Ferrari”, quando o “Zacarias” foi obrigado a deixar o “Megalomaníaco” ultrapassá-lo. Fico perplexo, enraivecido, é com Felipe Massa. Em 2008 ele execrou o Nelsinho Piquet, no caso “Cingapura-Gate”. O quê, até certo ponto estivesse certo. Mas, e agora? O quê ele fez, não foi tomar a mesma atitude vexatória, de prejudicar, deliberadamente outra pessoa (Lewis), pois sabia o que estava fazendo: Cumpria ordens pouco ortodoxas e não coerentes com alguém de bom caráter. E depois o ato pior e maquiavélico: Jogar para a “galera”, tentando enganá-la, fazendo acreditar que ele, Massa, era o agredido, e que Lewis fosse o agressor. Massa vai para o @#%$. Para mim, a FIA deveria intervir o punir Massa, e a Ferrari. Massa para mim, a partir de agora, é gente da pior espécie: Um verdadeiro “Briattorinho”.

  39. Thiago Canola disse:

    Bom

    Acho que o tiro saiu pela culatra então. De fato, observando o replay, percebe-se que o Felipe estava com os pneus deteriorados e não tinha nenhuma chance contra o Hamilton. A ultrapassagem aconteceria na próxima oportunidade. Hamilton forçou sim, atrasou demais a freada achando que o Felipe iria ceder, mas este tinha a preferência da curva. Não havia pista para Hamilton, tanto que quando trouxe o carro para a trajetória, só encontrou a traseira do carro do Felipe, que apesar de instruído à segurá-lo, não teve nenhuma culpa. Já puxão no braço foi um tanto quanto vergonhoso. Coisa de muleque.

    Thiago Canola

    • Felipe Paranhos disse:

      É isso, Thiago, eu concordo plenamente com você. É claro que houve precipitação do Hamilton, que ele não queria bater no Massa, estragar a sua corrida e a do Hamilton. Massa não teve culpa. Só que a ultrapassagem era algo inevitável, e Massa estava orientado a defender. Se o cara da frente está instruído a só se defender, o de trás tem de tentar alguma coisa. Por isso que eu não vejo razão para punir o Hamilton — que, na minha opinião, apanha pelo que faz e pelo que não faz. Abraço!

  40. Felipe, seu texto é perfeito.

    Assim como escrevi para o Victor, essa história do Massa só reforça que ele é capacho da Ferrari. E que nunca foi aquele piloto que ele sempre dizia que seria.

    Peço que leia meu texto, que eu coloquei em meu blog. Comenta lá também. Claro que ainda estou aprendendo as coisas, as técnicas do Jornalismo, mas me diga se esse Massa merece confiança do torcedor.

    Grande abraço!

  41. juliodiaz disse:

    Tá ficano muito feio pra ele….

  42. Andre Carvalho disse:

    menos minha gente, esta até parecendo o F. G. exagerado
    e sem respeito pelos leitores.

  43. Marcelo disse:

    O que vocês queriam, que o Massa deixasse o Hamilton passar ? Felipe (o Paranhos, não o Massa), você está andando muito com o FG e ficando com o mesmo ranço que ele tem dos pilotos brasileiros.

    • Felipe Paranhos disse:

      hahaha, não. Não tenho ranço de brasileiro, Marcelo. Não sei das outras pessoas. Mas é tanto trabalho, tanto piloto, tanta coisa pra prestar atenção que a coisa que menos eu presto atenção é na nacionalidade do cara. F1 pra mim é trabalho, não é torcida ou algo que me faça preferir um a outro.

  44. Cesar disse:

    Aonde tem Alonso tem truta. Primeiro o Nelsinho teve que ajudar o “Sr. Alonso” que sabia de tudo, mas mesmo assim a Ferrari contratou o “Sr. Alonso”, agora pediram pro Massa destruir a corrida do Hamilton, o que não é diferente do que fez o Nelsinho, que por sinal foi o único que falou das sujeiras da F1.

  45. Fernando disse:

    Bom dia, definir tudo em uma palavra:

    c a r a t e r

  46. Pietro Perizzollo disse:

    tem uma palavra que define bem esse texto, sensacionalismo

  47. Luciano Silveira disse:

    “Ora, se o piloto da frente era instruído para pilotar defensivamente — e era isso que Massa fazia —, ele não pode reclamar do fato de Hamilton ter tentado dar um jeito de ultrapassar e, por isso, acabar quebrando a própria asa e furando o pneu do carro de Felipe.”

    Você só pode estar BRINCANDO comigo. Ou seja: se eu defendo LEGALMENTE a posição, porque rente de alguém e sou mais lento, e o cara de trás BATE em mim, EU sou o culpado??????????????????????????

    E se dizem jornalistas de automobilismo…. Minha nossa senhora….

    • Felipe Paranhos disse:

      Não disse que Massa é culpado. Claro que não. Me aponte onde tem isso. Disse que isso exime o Hamilton de culpa, no sentido de que, por mais que ele tenha errado, não houve uma culpa ali. O acidente passa a ser normal, de corrida.

  48. Sajuuk disse:

    @Felipe Paranhos
    Lendo os comentarios eu digo que eu não sou minoria.

  49. Sajuuk disse:

    Massa tem todo o direito de reclamar pois com o DRS + Kers o hamilton ia passar fácil mesmo com o massa pilotando defensivamente mas hamilton preferiu forçar a barra.

  50. Marcelo disse:

    A orientação de Rob Smedley era para Felipe fazer exatamente o que Schumacher fez em Monza, apenas DEFENDER a posição custe o que custar, com isso “destruiria” a corrida de Hamilton, o problema é que Lewis é muito AFOBADO. Se observar bem Schumacher mesmo fora de forma ainda é respeitado na pista, quando tem equipamento BÃO, todos sabem que é “osso” ultrapassar, por isso Lewis pegou “leve” em Monza, preferiu CHORAMINGAR pelo rádio pedindo ajuda para o pai(FIA), e deu certo, Schumacher na volta 26 deixou Lewis passar sem maiores esforços para defender a posição, e Schummy ainda estava com os pneus em bom estado. Felipe e a Ferrari não fizeram nada de mais, o fato de “segurar” Lewis para favorecer Alonso é o de menos, isso sempre aconteceu na F1, Berger fez isso VÁRIAS vezes para ajudar Senna, era uma ajuda “involuntária”, coisa de corrida…se Senna e Alonso estão a frente, paciência. Querendo ou não Berger e Massa tem que fazer o “dele”, defender sua posição. A orientação de Rob Smedley não tem nada haver com o erro de Hamilton, o inglês errou e ponto final, foi simplemente AFOBADO! Outra coisa importante, a mídia INGLESA, sempre vai atacar a Ferrari que é italiana(sempre fizeram isso com Schumacher), é uma forma bem PORCA de sempre jogar a culpa nos outros e se fazer de vítima. Hamilton tem APRONTADO muito em 2011, já merece uma punição mais pesada, como exclusão de uma corrida. Ele não precisa mudar a forma de pilotar, basta ser apenas mais CUIDADOSO, não estragando corrida dos rivais,. e a lista de confusões com rivais é bem grande.

    Alonso-MAL
    Massa-MON
    Mandonado-MON
    Button-CAN
    Kobayashi-ITA
    Massa-CIN

    A mídia inglesa MARRON sempre quer fazer Lewis de vítima, defendendo seu estilo de pilotar, mas Hamilton esta fazendo papel de IDIOTA! Esta mais preocupado em ser ESTRELA que piloto de Formula 1. E o mais hilário, a Mclaren esta fazendo um FORTE MARKETING querendo cada vez mais colocar Lewis como o NOVO Senna, por isso vivem lembrando o estilo agressivo do brasileiro. Lewis esta até conseguindo lembrar o Senna, mas aquele Senna da temporada de 1989, onde fez um monte de besteiras na pista, a diferença é que Senna não estragava a corrida de ninguém. Esse ano de 89 Senna fez uma temporada MEDONHA, em muitas ocasiões foi afobado(parecia mais um novato), tanto que levou esse apelido(piloto afobado) enquanto Prost virou “professor”…

  51. fernando amaral disse:

    concordo quase total com seu ponto de vista, em especial a constatação que Massa estava defensivo, Lewis mais rápido (o que, na minha opinião de espectador, é natural, comparando os dois pilotos) e a trombada o mais provável mesmo, sendo a disputa em pista de rua.

    discordo da questão da ‘macheza’: Massa tentou conversar com Lewis antes, este não deu a mínima, o brasileiro foi e armou com o inglês na frente das cameras de TV – pra ‘otimizar’ a demonização do inglês, isso é verdade.
    o q me fez lembrar de Massa dizendo ‘va cagare’ a Alonso em Nurburgring sei lá quando, na ante-sala do pódio, na frente da TV também – ali foi o espanhol que disse uma ironia sobre a conduta de Massa na pista, este tinha perdido a posição de todo jeito, daí a resposta esquentada.
    e ainda outra lembrança: massa uma vez ‘ultrapassou’ Hamilton, nalguma coorida na Ásia, 2007 ou 2008, simplesmente entrando reto na curva e se atirando sobre a lateral do carro do inglês; não tiveram que ir pros boxes, mas a falta de refinamento, pra dizer o mínimo, foi gritante.

  52. João disse:

    O Massa exagerou na reclamação. Seria melhor se tivesse ficado calado.

  53. Marcio disse:

    Quando Senna jogou deliberadamente o carro na traseira do carro de Prost na primeira curva em Suzuka, no Japão, qual foi a opinião no meio? Ele estragou a carreira dele por isso? Não, ganhou o campeonato. Cobram muita coisa do Massa. Será que é por falta de resultados? Se ele tivesse sido campeão em 2008 depois daquela roubalheira em que Hamilton descontou uma diferença de 17 segundos na ultima volta, ultrapassando um carro que ia a sua frente e triando o titulo do Massa, teriam mais respeito por ele?

  54. Sanguanel disse:

    Então pelo visto o Hamilton nao tem culpa no acidente uma vez que o Massa defendeu sua posição e não facilitou a ultrapassagem, é isso? E queriam o que? Que ele encostasse pro hamilton passar? Pior ainda é falar em fim de carreira por causa de uma frase infeliz dita por seu engenheiro. E antes que alguem diga, não, não sou fã do Massa, pelo contrario, vibrei quando o Hamilton ganhou o titulo do Massa em interlagos mas não sou de misturar as coisas. O que aconteceu foi simples, o Hamilton errou e acertou o Massa, por isso foi punido. Não precisa de maldade para ser punido no automobilismo.

    • Felipe Paranhos disse:

      Talvez eu tenha me expressado mal em relação a destruir uma carreira. O que eu quis dizer é que aquela presepada quando o Hamilton dava entrevista dá força para os que lincham o Lewis pelo que ele faz e pelo que ele não faz. Minha crítica ao Felipe é somente aí. Quando pilotava defensivamente, estava em sua função. O que eu digo é que qualquer outro cara no lugar do piloto da McLaren ia tentar passar do jeito que desse, uma vez que era mais rápido e que Cingapura é uma pista difícil de ultrapassar. Mas Lewis errou, claro.

    • sanguanel disse:

      Perfeito Felipe, havia entendido de outra maneira o que voce disse sobre destruir uma carreira, talvez até por falta de atenção e te peço desculpas.
      Só continuo não concordando com o fato de que o Massa estar pilotando defensivamente isenta o Hamilton de culpa. Todo piloto quando esta sendo atacado pilota dessa maneira e é isso que se espera de um piloto de ponta. Quem vem atras tem mais que tentar a ultrapassagem mas tem que saber tambem que se errar corre risco de ser punido.
      Obrigado pelo respeito na sua resposta, pois muitos aqui sabem que em outros blogs aqui do GP só o fato de não concordar com o que esta sendo dito ja é motivo para ser ofendido.

      • Felipe Paranhos disse:

        Valeu, garoto. É isso aí, temos de discordar com respeito. Muitas vezes vocês me fazem mudar de ideia, e isso é legal pra caramba. Abraço!

  55. Rui Rodrigues disse:

    Quer dizer que,se um cara guia defensivamente,quem vêm atras pode bater? Fica isento? A culpa é do outro? Ah!,fala sério.
    Textinho mais idiota.
    E,para completar,ainda diz que o Massa não é lá dos mais machos porquê cutucou o Hamilton e foi embora.
    Credo,que visão mais estúpida das coisas.Quanta babaquice.

    • Felipe Paranhos disse:

      Rui, em momento nenhum eu disse que o Massa teve culpa de nada. Hamilton errou, mas qualquer cara, naquela situação, tentaria de qualquer jeito parar de perder tempo atrás da Ferrari. Qualquer cara se exporia ao erro.

  56. GGoncalves disse:

    O Massa já era, foi destruido pela mola do carro do Rubens, é uma pena ele só correu em 2008 e naquele ano ainda ganhou em SPA no tapete. Na hora do acidente achei estranho, pois o Hamilton estava passando todo mundo ali, parece que o massa “abriu” a asa lateral deixando o carro bem mais largo, mas agora tudo se esclarece, não entendi a raiva dele se estava tudo programado, essa foi pior que a da Alemanha.

  57. Roberto disse:

    O Felipe deveria encontrar uma maneira de ser rápido como o Alonso é, assim não teria estes problemas. Simples assim.

  58. GGoncalves disse:

    O melhor piloto de 2011 é Vetel, campeao antecipado, com o carro que tem larga na frente, faz o simples. Agora o Show fica por conta do Ingles inclusive as polemicas. Se todos os pilotos fossem como o Buton a F1 não seria um espetaculo. No Canada ele fuzilou Hamilton e Alonso, mesmo assim não foi sequer comentado, nem mesmo pelos comissários, pois teriam que dar a vitoria ao Vetel. Nem para polemica o cara serve. Vamos lá Carl Lwis encerra a carreira do Massa.

  59. Helenilson disse:

    Só não entendo as pessoas quererem levar para o lado de que a Ferrari pediu isso ao Massa para ele ajudar o Alonso. O Hamilton e o Alonso estão brigando pelo título? a convenhamos né? Só se estão brigando para ser quem vai ser o vice, o terceiro, o quarto do mundial…

  60. Torcedor Atento disse:

    Para ajudar o Pietro e para vc Felipe Paranhos que respondeu com muita educação para um “JORNALISTA”
    Sensacionalismo é geralmente o nome dado a um tipo de postura editorial adotada regular ou esporadicamente por determinados meios de comunicação, que se caracteriza pelo uso exagerado de determinadas expreções

  61. Renato disse:

    Onde tem Ferrari, tem mutreta! Em vez de distribuírem bandeiras, poderiam distribuir narizes de palhaços. Também são vermelhos!
    Quando em sã consciência (e insana também) a escuderia “ferrada” vai jogar limpo. Aliás, no meu dicionário, Ferrari quer dizer jogo sujo, maldade no coração e antiesportividade. Porque destruir é o mesmo que acabar, aniquilar, destroçar. E é isto que esta “equipe” vem fazendo com a Fórmula-1!
    Sr. Felipe Paranhos e o Grande Prêmio poderiam fazer um favor: criar o troféu Óleo de Peroba e “presentear” o cara-de-pau do “engenheiro” Rob Smedley. Aliás, para quem acha que a “ferrada” e o “engenheiro” são santinhos, aqui vão os argumentos:
    – Se não me engano, na Alemanha em 2010, o “engenheiro” estava dando aula do verbo ‘to be’ para o Massa de Tomate. Ele não falou ‘deixe El Fódon Rei das Asturias passar’. Ele falou ‘Alonso is faster than you’. Faltaram ser divulgadas as duas frases anteriores, que são: ‘I am Alonso’s engeener’ (Eu sou o engenheiro do Alonso) e ‘you are our second pilot’ (você é nosso segundo piloto). Viram como não tem mutreta!
    – Em Cingapura 2011, ouvimos um ‘destrua a corrida’. O que quer dizer? O Massa de Tomate iria jogar tachinhas na pista? Iria lançar óleo na pista? Sei lá! Vindo da “ferrada” vale tudo!
    Enquanto esta corja de antidesportistas estiverem lá, a Fórmula-1 (e a Indy também) vão ser corridas “marcadas”: ganha (a corrida) aquele que (ganha mais dinheiro) mandar vencer!
    E depois dizem que essas coisas só acontecem no Brasil!!!

  62. Thiago Azevedo disse:

    Seja qual for o sentido passado pelo engenheiro, não há razão para tanta discussão pelo fato de o Massa ter sido leal na disputa. Foi o Hamilton que errou e ponto final.
    O piloto não tem que atender ordem de equipe se o que é pedido é anti-ético ou qualquer coisa do tipo.

  63. Farad disse:

    Paranhos, parabéns pela paciência de responder aos comentários… não deve ser fácil! Pessoal, todos tem suas opiniões e devemos respeitar. Na F1 não tem santo e na minha opinião, errou o Hamilton neste caso, mas como disseram, acidente de corrida, nada demais. Sobre o Massa, estou desapontado em geral sobre esta temporada.

    • Felipe Paranhos disse:

      Brigado, Farad. Eu penso que isso aqui é um espaço pra discussão, não existe opinião definitiva. Pena que tem gente que não entende isso, sai xingando, dissemina o ódio gratuito. Abraço e obrigado pela audiência.

  64. paulo maia disse:

    massa e hamilton são, hoje, dois pilotos em decadencia.

  65. Antonio Duarte disse:

    Não vejo porque o Hamilton teria legitimada sua posição. O Massa não tem que dar pássagem para ele, assim como o Hamilton não tem que bater em alguém para passar. Assim, infeliz foram as palavras do engenheiro, que serão utilizadas para fazer do Hamilton um coitado, que não é.

  66. Huller Moreno disse:

    O engenheiro não estava ali orientando ninguém, estava apenas incentivando o cara a se defender. Até porque não faria sentido na estrategia da corrida no momento, deixar o Lewis passar(dependendo da ocasião pode até fazer sentido mas não foi o caso), ao contrario. E quando engenheiros esbravejam no radio pro cara passar quem está a menos de 1s a sua frente, tambem é uma orientação? Chega a ser sem sentido esses comandos de rádio das equipes… É uma redundancia do que é lógico o piloto fazer.

  67. emerson57 disse:

    com uma imprensa como essa o massa não precisa de inimigos.

  68. Rodrigo disse:

    Mas o Massa não disse que o furo no pneu lhe tirou a chance de lutar pelo pódio? Como ele lutaria pelo pódio se a ordem era pra andar menos do que quem estava atrás dele? Ah, lá na frente tinha um Alonso, se chega não pode passar, então segura quem está atrás para garantir a posição do espanhol. Certinho, Sr. Felipe, certinho.
    Hamilton é o cara, fosse dada a ele essa ordem, e veriamos Button no muro 10 voltas depois. Isso é corrida de carros, existe somente para o cara que está atrás tentar passar o cara que está na frente.
    A concordancia com o dono do blog é total. Mandou bem demais.

  69. Eduardo disse:

    A tão cobrada isenção jornalistica é quase uma raridade, ha os que são ufanistas , torcem e distorcem em favor dos brasileiros e ha os que na ansiedade de dizer o contrario continuam distorcendo a informação, e o que a gente ve é uma briga entre os puxa sacos e os que e os azedos.

    • Felipe Paranhos disse:

      Isenção é um mito, Eduardo. Não existe. Mas o que há é a procura incessante por ela. É como a felicidade: não existe ninguém essencialmente feliz, mas, se você não buscar a felicidade o tempo todo, a vida perde sentido. (Foi mal o autoajudismo). Isso se tratando de jornalismo noticioso; a opinião, por sua vez, é claramente parcial, e tem de ser assim. Não existe opinião imparcial.

  70. Gabriel Souza disse:

    Sobre o parêntese, não é só na sua terra não… hehehehehe

    Para mim, um lance de corrida. Hamilton não vem bem este ano, isto é claro. Mas não acredito em maldade. Já Massa, bom, vejo o tempo dele na F1 acabando, sinceramente.

    Abraço!

  71. Olegário disse:

    Olha, vou dizer que não entendo por que é tão importante o Massa, o Barrichello, o Senna ou outros em detrimento dos demais… digo, há alguns bons anos, o Sutil e o Trulli se estranharam em duas corridas e numa entrevista coletiva depois, o Webber e o Vettel discutiram por causa de uma asa, o Alguersuari e o Buemi vivem se alfinetando pela sobrevivência… tipo, tem tanta novela legal por aí, por que as que envolvem um piloto de origem brasileira parecem TÃO mais legais?

    Desculpa, nunca achei os três pilotos brasileiros tão “o maior legal” que os demais (só que todos eles são mais legais que o água-de-salsicha-Rosberg, o piloto (indivíduo, não na pista) mais inespressivo do grid)

  72. Joe Black disse:

    Esse Massa é um lixo… O cara é ruim e fica se justificando com o que acontece entre ele e o Hamilton… Vive falando que o cara deve ser punido… A vida dele agora vai ser repetir essa frase… VAI PILOTAR, SEU OTÁRIO!!!!

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