Tudo novo em 2012?

FERNANDO SILVA [@Fernando_Silva7]
de Sumaré

Sergio Pérez na Ferrari? Kamui Kobayashi na Red Bull? Levando em conta o desenrolar da temporada até aqui, esse cenário pode não ser tão impossível assim já para o próximo ano. Fazendo uma breve análise das condições de cada piloto em seu respectivo time atualmente e também da temporada, pensei — isso não é uma informação, mas sim um pensamento que gostaria de compartilhar com os leitores do BloGP, que permite isso — e cheguei a essa configuração, talvez já para 2012, quando praticamente todas as equipes, com exceção da McLaren, poderiam ter mudanças significativas no quadro de pilotos.

Pode até mesmo ser uma VIAGEM daquelas. Mas convenhamos. A F1 mudaria consideravelmente. Já imaginou Kobayashi na Red Bull andando na frente do Vettel? Ou mesmo Pérez impondo dificuldades a Alonso em uma disputa interna na Ferrari? Como seria Massa liderando uma equipe cada vez melhor como a Renault, por exemplo? No mínimo, bem interessante.

Red Bull: Vettel e Kobayashi – Webber se aposentaria, e Kobayashi, que é a imagem da Red Bull (jovem e arrojado), assumiria a vaga;

McLaren: Hamilton e Button – essa dupla é a única que não muda. Em teoria, pilotos e equipe mutuamente satisfeitos;

Ferrari: Alonso e Pérez – Massa deixaria a equipe. Com um ano de experiência, Pérez, que é da Academia de Pilotos da Ferrari, seria alçado ao posto de titular;

Mercedes: Rosberg e Di Resta – outro caso meio claro também. Schumacher se aposentaria, e Di Resta, cria da Mercedes, assumiria seu lugar;

Renault: Massa e Petrov – longe da Ferrari, Massa conseguiria vaga na Renault se Kubica não voltar. Graças a um acordo entre Renault e Williams, a escuderia anglo-francesa emprestaria Bruno Senna para Grove;

Sauber: Bianchi e Gutiérrez – Bianchi manteria o vínculo Sauber-Ferrari e ficaria um tempo na equipe para ganhar experiência. Gutiérrez, que hoje é piloto de testes da Sauber, garantiria os patrocínios mexicanos mesmo com a saída de Pérez;

Force India: Sutil e Hülkenberg – Sutil é incógnita, mas não vejo outro. Hülkenberg entraria no lugar do Di Resta, também com a bênção da Mercedes;

Williams: Bruno Senna e Maldonado – Barrichello encerraria a carreira na equipe de Grove, e Maldonado seguiria graças aos petrodólares da PDVSA de Hugo Chávez. Senna seria emprestado pela Renault à Williams, que pode voltar a receber os motores franceses;

Toro Rosso: Buemi e Ricciardo – o melhorzinho da Toro Rosso junto com o melhor do programa de pilotos da Red Bull, Ricciardo;

Lotus: Kovalainen + 1 da GP2 – Trulli não deve seguir por muito tempo, fato. Kovalainen e mais um, que pode ser um endinheirado da GP2;

Virgin e Hispania: quem pagar mais.

Tags: , , , , , , , , , ,

40 respostas para Tudo novo em 2012?

  1. Felipe Paranhos disse:

    Cilvio Piccione e Hiroki Yashimoto na Hispania, Ferdinando Monfardini e Borja García na Virgin. Eu apóio.

    • Fernando Silva disse:

      Hahahaha. Ótimas duplas.

    • Verde disse:

      A dupla do Paranhos é totalmente 2005 feelings. Mas apoio o retorno do CDF espanhol, do japa líder de boyband e do monegasco cujo sobrenome significa pombo em italiano.

      No mundo ideal, aquele em que Stella Artois é vendida a 60 centavos, um line-up bom seria:

      RED BULL: Vettel e Heidfeld
      MCLAREN: Hamilton e Button
      FERRARI: Alonso e Kobayashi
      MERCEDES: Schumacher e Di Resta
      RENAULT: Kubica e Petrov
      WILLIAMS: Barrichello e Maldonado
      FORCE INDIA: Sutil e Hülkenberg
      SAUBER: Massa e Pérez
      TORO ROSSO: Ricciardo e Vergne
      LOTUS: Kovalainen e Grosjean
      HISPANIA: Bird e Liuzzi
      VIRGIN: Glock e D’Ambrosio

      Um mundo sem Rosberg, dupla da Toro Rosso, Karthikeyan e Trulli atual na Fórmula 1 é um mundo melhor.

  2. Eu não acho que o Rubinho largue o osso: colocaria ele na Force India na vaga do Sutil (que irá para Bangu II, ou algo alemão que o equivalha)

  3. Gabriel Souza disse:

    Ah tá, agora entendi. Quando você escreveu no twitter eu pensei que estava falando de dirigentes. E não lembrei de nenhum mexicano…

    O cenário ficaria interessantíssimo, sem dúvida alguma.

    Abraço!

  4. Daniel disse:

    Tem o lucas di grassi que está testando os pneus da pirelli e pode arranjar uma vaguinha, pode ser na lotus mesmo.

    • Gilles_Senna disse:

      Só se for no Team Lotus, porque na Lotus Renault está Bruno Senna, que mostrou bom potencial no teste de Jerez e está a ser preparado para a possibilidade de vir a ser titular.

  5. Francisco Luz disse:

    Lineup muito bom, mas pena que (por ora) é sonho.

  6. LUIS GUSTAVO RANGEL DA SILVA disse:

    MUITO BOMMMMMMM. Só falta combinar com a FERRARI pra deixar o Perez andar na frente do alonso e com a RED BULL pra deixar o japa pertubar o VETTEL. Ou você acredita realmente que a RED BULL deixa os dois andarem se pegando. Ela ofereceu igualdade o ano passado pq o alemão é que precisava da igualdade, se a posição no campeonato fosse o contrário, eu queria ver. Ah, o sonho de vcs de aposentarem o Rubinho é tão grande que faz esquecer que Maldonado e Senna é que não vão conseguir acertar o carro de Grove. Mas imparcialismo é assim mesmo….

    • Fernando Silva disse:

      Luis, não existe sonho nenhum sobre o fato de Barrichello se aposentar ou não. Nem sonho, nem torcida. Aliás, nosso papel aqui não é de torcer (nem de distorcer), mas de informar, embora, especificamente neste texto, não se trata de uma informação, mas apenas um pensamento que eu tive e gostaria de compartilhar, porque é algo que sei lá, pode ser algo plausível e tal, ou não. Mas voltando ao cerne central da conversa. A Williams não deu um carro decente para ele em 2011, fato. E ele tem dado mostras de que está cada vez menos contente com a situação. Ele ainda não renovou com a equipe para 2012, e caso ele saia, para onde você acha que ele vai? Red Bull? McLaren? Mercedes? Evidente que não. E também não acredito que ele vá se aventurar outros anos em medianas como Toro Rosso ou Force India. É só analisar friamente os fatos, só isso. Barrichello é grande piloto, nunca se questionou isso, e quando está motivado, é duro de ser batido. Mas também é duro ver um cara com o histórico dele capengar com um carro como essa Williams de hoje. Nem a pintura da Rothmans ajudou. É isso.

    • Felipe Paranhos disse:

      Por favor, né, Fernando, mais IMPARCIALISMO!

  7. Legal o exercício, Fernando! Bem lógico! Também gosto de especulações.

    Apesar do dinheiro mexicano do Gutiérrez, não seria meio cedo pra ele a F1? Recém subiu da GP3 para GP2 e precisaria de uma temporada de exceção para subir tão rapidamente. No teu exercício, até uma coincidência: a atual dupla da Lotus ART tornado-se a dupla da Sauber.

    Se Bianchi for um dos escolhidos, haveria também uma boa safra da F1 e arredores de olho na outra vaga da Sauber, como Timo Glock, Lucas di Grassi, Romain Grosjean..

    E acho muito digno HO-PIN TUNG na Virgin

  8. Daniel Dias disse:

    Eu adoro essas previsões… mudaria o seguinte:

    – Sauber: Heidfeld e Bianchi – o Gutierrez precisa de mais um ano de GP2… o Bianchi entra por acordo de 1 ano entre patrocinador e Ferrari, que com Perez, terá o logo da “Claro” estampado em algum canto dos carros vermelhos.

    – Williams: Barrichello e Maldonado – Rubens vai apostar na reformulação técnica e insistir mais um ano.

    – Lotus: Kovalainen e Grosjean – Eis o ex-GP2… ainda por cima protegido Renault.

    – Virgin: Glock e D’Ambrosio – sei não se o Glock continua… ou mesmo a Virgin…

    – Hispania: (chute) Liuzzi e Gonzalez. Se não precisar de dois pagantes… e se alinhar os carros ano que vem.

  9. Rodrigo disse:

    E o Kubica, esqueceram dele? E acho mais provavel o Koba na Ferrari do que o Perez.

  10. Alexandre Schulz disse:

    Cara, eu escrevi uma análise aqui em resposta ao teu tópico e ficou maior que ele, então vou colocar só o que eu achei que ficou melhor, e que discorda contigo no ponto fundamental: Kobayashi na Ferrari. Por tudo que ele tem mostrado, por já estar sendo chamado de mito há tempos por muita gente e, principalmente, pelo momento que a Ferrari tem passado, o que ela precisa não é que o Alonso seja um novo Schumacher, mas sim que apareça um novo Gilles. E o Kobayashi tem tanto o talento quanto o carisma pra isso.
    De resto, eu vejo o grid assim em 2012:
    Red Bull: Vettel e Heidfeld (sai um velhinho inconsistente, vem um consistente)
    McLaren: Hamilton e Button
    Ferrari: Alonso e Kobayashi
    Renault: Petrov e Kubica (que João Paulo II seja um bom milagreiro, pelo bem da F1)
    Mercedes: Rosberg e Di Resta (não acho que o Schumacher continue mais um ano)
    Force India: Sutil e Hulkenberg (embora eu ache que o Sutil não faz uma sétima temporada pela mesma equipe, afinal Force India, Spyker e Midland é tudo a mesma coisa)
    Williams: Maldonado e Massa (não, não vejo outro lugar pra ele tentar salvar a carreira ou enterrá-la de vez buscando por um pouco de dignidade)
    Lotus: Kovalainen e Barrichello (vai tentar se aposentar em outro lugar, porque esse é brasileiro e não desiste nunca)
    Toro Rosso: Ricciardo e Buemi (leia-se Bianchi, porque o Buemi também não vai durar muito e os motores Ferrari vão ter seu preço cobrado)
    Sauber: Perez e Gutierrez (se desfazer de um Perez pra colocar um Webber, um Barrichello ou um Massa? Não, o Peter Sauber já faz maus negócios demais nos últimos anos)
    Virgin: ha-ha-ha-ha!
    Hispania: aff…

  11. André disse:

    Falta experiência aí, Felipe. Quando era jovem, eu também sonhava com um monte de mudanças, mas no final do ano muito poucas delas se confirmavam. A Fórmula 1 nunca teve uma dança das cadeiras desse porte que você propos, e acho que não será pra 2012 que isso irá acontecer.

  12. marcel disse:

    ficou legal as duplas.

    Torço para que o felipe realmente encontre um time que ainda lhe de condiçoes de andar la na frente. Nao deve ser facil ficar tomando 0.7 do alonso… e ele nao anda tao pra tras assim do alonso, tem que sair e respirar novos ares.

    Perez e Koba ficariam otimos em ferrari e redbull

    Senna na williams? hum… interessante! e com renault! hehe

    di Resta na mercedes…beleza tbm…

    So ficaria chateado com o rubens… mas isso e mais torcida mesmo para q ele saia da f1 no minimo com resultados melhores…enfim… talvez isso deveria ter sido em 2009…talvez..

  13. eduardo disse:

    Acredito que a Ferrari de mais um ano pro Massa sem opição de renovação acho que é cedo pro Peres e quanto ao Barriquelo ou a Willians melhora ou é melhor aposentar mais por favor Stock car não

  14. Max - Olinda-PE disse:

    Felipe liderar a Renault(Lotus Preta)???
    Ta brincando né?
    Difícil ele conseguir liderar uma equipe, ainda mais se o Polonês voltar!

  15. MTP disse:

    Interessante esse exercício, mas acho que pouca coisa muda para o ano que vêm… Schumacão vai insistir mais um ano, completar o contrato, pois não é do seu perfil abandonar o barco…
    Já o contrato do Massa com a Ferrari vai até o ano que vêm e, apesar do brasileiro, timidamente, demonstrar insatisfação, fica mais um ano com o Alonso…
    Acho que Perez e Kobayashi ficam mais um ano na Sauber.
    Sutil vai perder seu lugar na F1 e, ano que vêm, a Force India vai ter uma dupla interessante: Hukelberg e di Resta.
    Já Rubinho, não sei… se o desanimo continuar, acho que ele deixa a categoria… talvez tente disputar as 500 Milhas de Indianapolis (sonho antigo) no ano que vêm e, por fim, vai para a Stock Car (outro desejo). O seu substituto vai ser aquele que trouxer mais grana para a decadente Williams, que assim faria uma dupla de pilotos pagantes…
    Quanto ao Kubica, seria bom, mas não sei se ele volta e, se voltar, volta competitivo…
    E, por fim, na sugestão colocada acima, talvez o companheiro do Kovalainen na Lotus malaia seja o Alexander Rossi, que é um dos pilotos de teste da marca e, por ser norte-americano e a categoria voltar para os states no ano que vêm, seria um nome mais do que bem vindo para Eclestone…

  16. André Almeida disse:

    Legal o exercício mental. Mas improvável demais.

    Por que o fato do Perez ser da academia da Ferrari não indica que ele, em seu SEGUNDO ANO de F1 será o companheiro do Alonso…

    Até o Massa penou uns 4 anos na Sauber antes de ir para a Ferrari…

    Então, acho mais fácil o Kobayashi ir pra Ferrari, o Perez permanecer da Sauber mais 2 ou 3 anos.

    E quanto ao “Zaca” Massa?

    Bom, acho que pra ele não sobram muitas opções…

    Que tal a (Minardi) Toro-Rosso? Afinal, ele já está ficando tão acostumado a andar lá atrás…

  17. eduardo disse:

    a Renaut espera o kubica que infelizmente se voltar não sera o mesmo o que deve travar algumas mudanças na Renaut e Ferrari que deve esperar mais um ano para escolher bem quem sera o segundo de Alonso mas que seria bom para o Massa a mudança seria

  18. Romulo Rodriguez disse:

    Boa…

  19. Lucas disse:

    Gente, é cedo de mais para falar sobre os pilotos do ano que vem, mas vamos lá então…

    Peréz na Ferrari? Acho que não.

    Schumacher aposentado? Acho que termina o contrato com a Mercedes, até porque parece que ele tá recuperando o ritmo em relação ao Rosberg.

    Rubinho aposentado? Acredito que ainda não.

    Webber aposentado? É, pode ser, mas colocar o Kobayashi junto com o Vettel seria pedir pra perder campeonato.

    Massa na Renault? Não, Kubica volta sim, é mais fácil ver ele na Red Bull.

    Senna na Williams? Tão querendo fazer o Ayrton se remecher no túmulo é?

  20. Fabrizio Petecof disse:

    Cara, tuas combinações tem tudo a ver!! Ficaram ótimas, apenas no caso do Alguersuari eu não descartaria ainda pois o pai dele é muito forte na Espanha parece, dono de várias publicações esportivas, e promotor de vários eventos esportivos dos quais a Redbull faz parte e têm interesse, enfim, o Buemi parece não ter as costas tão “largas” assim. Pode haver uma reviravolta neste caso ainda eu acho.

    Parece que até a World Series é uma empresa do pai do Jaime que organiza.

  21. Bruno disse:

    Legal, mas vc esqueceu o Kubica, no ano que vem ele ta de volta, e tem talento para estar (pelo menos) de volta a Renault

  22. Saulo E. C. disse:

    Creio que o Perez com Alonso é tudo o que a patrocinadora gostaria, ou estou enganado??? talvez seja só coincidência a fritura do Massa neste 2011 para o Perez, como foi frito o seu campeonato ganho para não ter um piloto de estatus de campeão na casa esperando Alonso chegar…mas devo estar enganado…são tantas teorias conspiratórias que acabamos influenciado….a patrocinadora não teria tanto poder assim.

  23. Saulo E. C. disse:

    Creio que o Massa na Renault seria o melhor para sua carreira…Ela está sem opção no momento, o Massa está sofrendo com acertos e com os pit stops, seria o momento ideal de sair para uma equipe que demonstra o mesmo potencial que o da Ferrari como fora no do ano passado, mas que hoje está padecendo por falta de pilotos, Kubitsa seria para Massa o Bertrand Gachot foi para o Mischael, a Ferrari não lhe dará mais leite e mel.

  24. Anchor disse:

    O Massa vai mesmo acabar saindo da Ferrari, ja acabou o credito na equipe do que aconteceu em 2008. Uma pena perdeu um titulo ganho. O Button e do mesmo nivel mas conseguiu ser campeao. O que faz ele ter um status diferente mesmo ele levando tempo quase sempre do Hamilton. Ser um ex piloto Ferrari nao e tao ruom assim, o Rubinho ainda esta correndo, o Irvane, O Berger seguiram a carreira depois da Ferrari. Ser campeao a partir de agora e dificil.

  25. Jean disse:

    Concordo com a lista, com exceção da Williams : a dupla de pilotos da equipe inglesa ficaria muito fraca com Senna e Maldonado, dois pilotos inexperientes, acho que ficaria o Maldonado e a vaga de primeiro piloto seria ocupada por um piloto com mais experiência.

  26. jackie chan disse:

    Muito boas previsões, mas eu acho que Perez e Koba ficam mais um ano pelo menos, na Sauber. O time está feliz com a dupla, e embora o carro não seja lá essas coisas, os pilotos têm podido mostrar o que sabem fazer, conquistando pontos e tal. Agora, quanto ao Koba, está levando uma surra do novato em classificações, 4 a 2 até agora. Em posições de chegada, o placar se inverte.

  27. Anderson Ramos disse:

    Acho que na Force India, poderia ter uma surpresa…. a volta de Nelsinho Piquet, e a Renault tambem iria testar e emprestar o Nicolas Prost para a Lotus do Tony, que ate o fim do ano perde o direito de usar este nome e dizem que ele comprou o nome da Brabham para usar.

  28. Flávio disse:

    Interressante, mas vc cagou na Sauber com esses dois aí e na Willians com o… como é mesmo o nome do sobrinho com ferrugem nos braços?

  29. Marcelo ao Fernando Silva disse:

    “Barrichello é grande piloto, nunca se questionou isso, e quando está motivado, é duro de ser batido”

    Rubinho vem motivado desde 93 e o que mudou? Sempre foi questionado SIM sua real capacidade, nunca passou de um bom piloto no nível de um Patrese ou Berger(TUDO CAPACHÃO),e Rubens não pode reclamar que não teve bons carros, infelismente pouco mostrou.

    Duro de ser batido?

    Vai contando quantas vezes que Rubinho APANHOU dos companheiros de equipe na última década, qualquer duvida olha e pontuação ano a ano:

    2000
    2001
    2002
    2003
    2004
    2005
    2006
    2007
    2009

    Muita coisa não?

    Rubinho bater novatos em 2010 e 2011 é pura OBRIGAÇÃO! Mesmo assim viu Huck fazer pole no “quintal” de casa em Interlagos. E nas 2 últimas corridas ESP e MON Rubens foi batido por Maldonado em treino e corridas, mas quis o destino que Maldonado não pontuasse.

    Só é “CEGO” quem quer…

    • Sérgio Souza disse:

      Concordo plenamente, precisamos de gente nova para sonharmos novamente com títulos. Acho que com um bom carro nas mãos Bruno Senna é a esperança de dias melhores para o Brasil na F1.

  30. Robinson Oliveira disse:

    Nada poderia ser melhor do que encontrarmos em 2012 o KAMUI KOBAYASHI em uma equipe de ponta. Assim teriamos um futuro Campeão JAPONÊS na Fórmula 1. Não posso de esquecer que o grande Takuma Sato é um excelente piloto, sou super fã dele, para mim ele é o número 1 porém este jovem japonês tem a cada corrida mostrado o quanto tem potencial ñão apenas para fazer um show a parte e sim pilotar para uma aperfeiçoamente contínuo. Um grande piloto, Kamui Kobayashi.

  31. Alan Bicke disse:

    Koba na frente do Vettel ?!?!? É muita viagem… Tudo bem que o japonês é rápido, mas ainda precisa mostrar mais.

  32. koba na red bull pode até ser, mas perez na ferrari?! o que ele fez pra merecer a vaga?! diga uma única coisa que ele fez em 6 corridas, apenas 6 corridas, pra merecer pilotar uma lenda?! facam-me o favor.

  33. Sérgio Souza disse:

    No meu ponto de vista Massa e Barrichelo já deram o que tinham que dar. Quem mesmo conhecendo o carro melhor que Alonso não conseguiu competir com espanhol não se garante em nenhuma equipe de ponta. Sou mais Senna e Luiz Razzia, de preferência Bruno Senna na Renault ao lado do talentosíssemo Robert Kubica, Petrov na Hispania com o seu dinheiro e Massa no péssimo carro da Williams.

  34. Haron disse:

    no sentido lógico ficaria assim (tirando as loterias que coloquei nas equipes novas):

    2012

    schumacher se aposenta
    trulli se aposenta

    Redbull – vettel, webber (alguersuari como reserva)
    mclaren – hamilton, button (paffett como reserva)
    ferrari – alonso, massa (bianchi como reserva)
    mercedes – rosberg, di resta (heidfeld como reserva)
    renault – kubica, petrov (senna como reserva)
    forceindia – sutil, hulckenberg (karthikeyan como reserva)
    williams – barrichello, maldonado (valsecchi como reserva)
    str – buemi, ricciardo
    sauber – peres, kobayashi
    lotus – kovaleinen, razia (fauzy como reserva)
    marussia – ambrosio, glock
    hispania – luizzi, bird

    2013

    barrichello se aposenta
    webber se aposenta

    redbull – vettel, ricciardo (buemi piloto reserva)
    mclaren – hamilton, button
    ferrari – alonso, kubica
    mercedes – rosberg, di resta
    renault – massa, petrov
    williams – maldonado, kobayashi
    sauber – peres, senna
    str – alguersuari, merhi
    forceindia – sutil, hulckenberg
    lotus – razia, kovaleinen
    marussia – glock, groisjean
    hispania – parente, biancchi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.