Parabéns, Stock

Reprodução/EPTV Campinas


Felipe Paranhos

Parabéns, Stock, pela grande ideia. Seu campeonato começa no dia 20 de março e foi marcado um teste coletivo para hoje, dia 23 de fevereiro, em Piracicaba. É o único treino de pré-temporada. Piracicaba tem um miniautódromo de 2.100 metros — 1,5 km menor, por exemplo, do que o circuito da abertura, em Curitiba.

A pista de Piracicaba, que soube ser até arrumadinha e destinada a provas regionais, não está no calendário da Stock — portanto, bastante apropriada para o único treino antes da abertura do campeonato. Este treino, inclusive, não é cronometrado. Que profissional, fazer do treino um shakedown de motores.

Ah, mas há outras coisas a testar. Os pneus, por exemp…Não. Os pneus usados nas duas sessões do dia são os do ano passado — os compostos de 2011 não estão disponíveis para o treino.  Além disso, cada equipe só pode colocar um carro na pista, até porque o circuito é pequeno. Só que vários times têm pilotos com patrocinadores diferentes, caso, por exemplo, da RCM, equipe de Rosinei Campos, que decidiu sequer viajar a Piracicaba.

Aí os carros vão para a pista. No fim da manhã, Xandinho Negrão sofre um acidente. Passou reto numa curva, subiu num BARRANCO e foi parar do outro lado da, digamos, proteção. As informações são as de que havia fotógrafos e cinegrafistas próximos ao local. Depois de quase o acidente ter proporções muito piores, aí, sim, foi convocado um briefing com os profissionais. Xandinho tem suspeita de fratura de clavícula. Ou seja, se ela for confirmada, ele não corre a etapa de abertura em Curitiba. O chassi ficou bastante danificado, possível que seja descartado pela equipe.

É triste ver tanta gente boa, equipes, pilotos, profissionais de imprensa, gente que rala submetido ao amadorismo, aos regulamentos feitos nas coxas, à gestão absurdamente leniente da CBA, que silencia a todos os absurdos denunciados no automobilismo brasileiro (Alô, entidade, alô, Vicar, vocês por acaso souberam que tem piloto da Stock incitando crimes de trânsito no Twitter, anunciando aos quatro ventos que coloca 300 km/h numa estrada? Não vão dizer nada?).

No meio desse texto, eu li um tweet do chefe Victor Martins. E ele tem toda a razão no questionamento, por isso vou reproduzi-lo aqui, reiterando que obviamente estão excluídos dele os profissionais que ralam pra colocar carro na pista: Por que a Stock Car gosta de ser este grande lixo?

Tags: , , , , , , ,

36 respostas para Parabéns, Stock

  1. Ricardo Silva disse:

    CONCORDO que “É triste ver tanta gente boa, equipes, pilotos, profissionais de imprensa, gente que rala submetido ao amadorismo,”

    Lembra de onde saiu o Bernie Ecclestone? Ele se tornou o todo poderoso a partir da FOCA (Formula One Constructors Association).

    As equipes de Fórmula 1 usaram a FOCA para se organizar. Eles não ficaram esperando pela antiga FISA. A Fórmula 1 ficou tão forte ao ponto de hoje o Jean Todt da FIA nem se meter muito na categoria.

    Ficar esperando pelos outros é dose. Tem que continuar denunciando para esta turma aprender. Será que este pessoal da Stock não é capaz de se organizar ou vai ficar esperando a CBA?

    O que que faz esta tal de VICAR mesmo eihn?

  2. Carlos Jr disse:

    Se o piloto fosse bom, não batia com o carro e não teria acontecido isso, mas o nível dos pilotos não é lá essas coisas nessa categoria.

    • Felipe Paranhos disse:

      Não tem nada a ver com isso. O Xandinho teve um problema no freio. O nível dos pilotos da Stock é bom. Tem alguns fracos, mas o nível em geral é alto. E grandes pilotos também sofrem acidentes.

  3. greyhound disse:

    Muito bom Felipe. Ainda por cima, tem-se a impressão de ver uma estrada, logo ali embaixo.

    • Felipe Paranhos disse:

      É, só não comentei isso porque não conheço Piracicaba, poderia falar besteira. Mas pois é, ali embaixo parece ter uma estrada, mesmo.

    • Márcio Haddad disse:

      O Xandinho é filho do Xandy Negrão, ele foi campeão da F3 sulamenricana em 2003 ou 2004, não me lembro, correu na GP2, o menino esta no segundo ano na Stock e quase entrou no Playoff o ano passado.

      O caso de piloto bom que porrou forte esse ano foi o Kubica, e nem por isso guia mal…

      O cara tem que descobrir onde é o limite, se ele roda, o limite é um pouco antes. Piloto ou esta freiando ou acelerando, não tem jeito.

      Coitado, vai se foder esse ano no campeonato se realmente quebrou a clavicula. Tudo pq a Stock me inventa de correr num mini autodromo… Quase um Kartodromo…

  4. Tião Destre disse:

    assustador.

  5. Pingback: Tweets that mention Parabéns, Stock | Blog GP -- Topsy.com

  6. luis disse:

    realmente ridiculo esse teste ,carros v8 que dao 250km
    jamais poderiam andar nesse autodromo .

  7. marcão disse:

    Só uma pergunta?
    O piloto dos 300km esteve nesse treino?

  8. Wallace disse:

    Essa porcaria tá parecendo a cara do tal de col sei lá o que…..
    Que não gosta de ser questionado em entrevistas sobre este cirquinho mequetrefe que organiza….. Sumiram com o Lito que tava espremendo a fruta….Podre. Já imaginaram o tamanho da caca se esse carro entra na rodovia??????? Olha o banguelão da Scania…..

  9. HUMBERTO disse:

    O sonho dos dirigentes da Stock Car foi sempre ser a Nascar tupiniquim. Só um detalhe, a Nascar é uma entidade organizada que rende milhres de dólares todos as temporadas, com autodromos lotados. Os pilotos da Stock Car deveriam se reunir e tomar decisões drasticas como correr com carros parecidos com carros, motores cada equipe prepara o seu com uma inspeção rigorosa porque a única que público as corridas é a F. Truck que é multimarcas junto com a GT Brasil que é muito bonita, com varios carros de dar agua na boca.

  10. Leandro Castro disse:

    Por que gosta? Porque uma categoria bosta como essa, com toda essa gente ridícula que organiza e participa só poderíamos esperar por isso.

    Claro que não são todos que estão envolvidos com a merda são incompetentes, longe disso. Mas as pessoas que mandam são uns merdas.

    Apenas uma pergunta: por que esse lixo tem tanto ibope por aqui?

  11. Alexandre Canina disse:

    A estrada é longe, pela foto parece perto, mas não dá pra chegar lá de jeito nenhum.
    Conheço o autodromo (ou mini) e lá é bom pra fazer curso de moto, andar com o formula Vê, que lá estão desenvolvendo, mas andar com essas banheiras não dá. Não tem áreas de escape e o final da reta realmente é muito perigoso, pois além do barranco pra frente tem muro pro lado de fora e uma forte descida pro lado de dentro.
    Bem tosca essa Stock.

  12. Luiz Ronaldo disse:

    É o equivalente à F1 fazer um teste de pré-temporada em Laguna Seca ou a Indy fazê-lo em Mônaco. Difícil intender qual a idéia por trás desse teste furreca. Expor patrocinadores? Mesmo com o acidente é bem capaz que a emissora responsável nem sequer toque no assunto. Testar o carro? O mesmo carro e o mesmo motor do ano passado? Ridículo.

  13. pedro disse:

    ” Familia Stock Car ” … muito bonito esse termo não ???
    Pois bem, a familia stock car foi um termo achado pela Vicar para maquear as barbaridades que são feitas por eles. Não existe porcaria nenhuma de familia, mas sim, pessoas enriquecendo rápido enquanto vários idiotas, como eu…corremos atras do nosso objetivo com muito suor.
    ABSURDO NINGUÉM ESTAR VENDO ISSO TUDO !!!

  14. Toni Filho disse:

    Caros Senhores, é realmente lamentável o q acontece com essa Stock car, e não se pode culpar os pilotos por estarem nessa categoria, afinal, não há automobilismo de verdade no brasil. Assim, aqueles q nao conseguiram patrocinio para suas carreiras no exterior, e tem muitos, voltam ao seu pais de origem, e para dar sequencia a sua vocação, não têm outra alternativa a não ser, submeterem-se a tais desmandos. São como médicos, que ralam para se formarem e depois, são obrigados a trabalharem em prontos socorros, e hospitais do sus, nos cafundós das periferias, sem as minimas condições dignas de suas profissões. A stock poderia se espelhar, na F Truck, que parece não precisar de nada da CBA para sua existencia.. Finalizando, a tal estrada q aparece ao fundo da foto do acidentado, deve ser a Sp 304, que liga Piracicaba a Sta Barbara D’oeste/ Americana e região, ja narrei corrida em Pira, muitos anos atrás, e deve ser essa a rodovia.
    Abraços a todos e boa temporada 2011.
    Toni Filho

  15. Anderson Puff disse:

    Essa Stock Car Brasil é RIDICULA em todos os sentidos… Gestão de M…. do Automobilismo Brasileiro

  16. Rui disse:

    Não tenho pena.
    Cada equipe é uma empresa, se o campeonato é mal administrado, problema delas que vão falir.
    Se falirem e houver viabilidade econômica para uma categoria nacional de grande porte, aparecerá outra.
    Se não mudam a administração é porque estão satisfeitos, logo não tenho pena.
    Abraços

  17. Max disse:

    Felipe enquanto os pilotos não se conscientizarem de que tem a força e eles fazem o espetáculo a CBA não irá mudar.
    É um feude arraigado nas entranhas do automobilismo!
    Lembre-se que quando nasceu a GPDA a FIA rebolou, rebolou mas adaptou-se! Hj até fazem os seus desmandos pq os pilotos tem aceitado, mas no tempo de Emerson, Lauda,Senna e Prost eles andavam pianinhos no quesito segurança. Quanto a pilotagem do Xandinho, não há o que dizer elel virou passajeiro. Meus votos de pronta recuperação ao colega.
    Max

  18. Reinaldo Marques Jr. disse:

    Acho que tudo está dentro da normalidade…….afinal de contas, aquilo que for semeado, é o que será colhido!
    O automobilismo brasileiro virou isso ai….jogo de interesse e mais nada. Desorganização, baixíssima qualidade técnica, falta de investimento em categorias de base (se é que existe isso por aqui), criam categoria para aqueles pilotos que remaram, remaram e morreram na praia, ou seja, o objetivo era a F1….alguns chegaram a andar por lá, mas, “literalmente” só andaram…. alguns conseguiram pela força financeira de seus “paitrocínios”….outros até que nem tanto….. ai, aqueles que não conseguiram nem ir para os EUA, para correr na tão “famosa e espetacular” Fórmula Indy (fala sério!!!), voltaram para o Brasil com o rabinho entre as pernas e, os iluminados criam uma tal de stockcar (ou recriam….que seja) para a moçada arrumar o que fazer e colocam à frente da categoria, iluminados, mercenários, interesseiros, gananciosos e vai por ai…… e o resultado qual é……..treino espetacular num lugar que alguns juram de pé junto que é um autódromo….e é isso ai…..piloto na sala de operação….e a farsa continua.
    Ai eu faria só uma pergunta: As pessoas vivem metendo malho nos políticos brasileiros (deputados, senadores, vereadores, etc) “só sabem roubar, não fazem nada pelo povo e blá blá blá”……. e essas pessoas que estão à frente das entidades que “supostamente” deveriam cuidar do automobilismo brasileiro e NÃO FAZEM ABSOLUTAMENTE PÔ[email protected]%$# NENHUMA e ainda ficam criando tipos de situações iguais ao que estamos vendo agora, e ai, ninguém fala nada não? Entidades que se submetem aos caprichos e desmando de rede de televisão e vai por ai!
    E a vida continua…………e esse automobilismo, também.

  19. Silvio Rodrigues disse:

    Quanto amadorismo… É uma piada essa categoria que ninguém acompanha, mas que ainda consegue vender que tudo mundo acompanha… RGlobo. Comédia.

  20. Rodrigo Mendes Garcia disse:

    Conheço bastante Piracicaba e o Autodromo. Essa Rodovia embaixo é a Luiz de Queiroz, uma rodovia bem movimentada, uma das principais de Piracicaba e região

  21. Rodrigo Ruiz disse:

    Conheço bem Piracicaba. Fui um dos primeiros fotógrafos a testar os pontos “seguros” da “nova” pista em um evento normal com pista seca, pois a inauguração foi realizada com chuva e a lama impediu que o miolo fosse utilizado pelos fotógrafos.

    São poucos os pontos seguros da pista, e justamente o final da reta principal é um local proibido para se ficar, pois se um piloto perde o freio, o ponto de freada ou tem qualquer problema, é por ali que ele vai passar. A pouca área de escape que existe no final da reta fica exatamente ali. Então se existiam fotógrafos naquele ponto e realmente o Xandinho desviou deles, isso tirou ele da área de escape e o jogou para fora da pista.

    Culpa da organização que permitiu que tivessem pessoas naquela área. No final daquela área de escape tem uma barreira de pneus, e por menos segura que ela seja, o carro não iria sair das dependências do autódromo como aconteceu com o Xandinho desviando para o lado direito.

    Que a pista é pequena e não comporta muitos carros juntos e tão potentes, com certeza não comporta. Um Gol 1.6 do Marcas mal coloca a quarta marcha e já tem que reduzir porque acaba a pista.. imaginem então um Stock Car… mas enfim, o que comanda nesse meio é o $$$$, só nos resta subir na arquibancada e aplaudir o show!!!!

  22. Antônio disse:

    Não só o automobilismo brasileiro, mas o país inteiro precisa de pessoas que o amem e parem de reclamar tanto e trabalhem mais para desenvolvê-lo, sem interesses excusos por trás.
    A NASCAR começou a correr em pistas de terra, mas hoje é o que é graças ao comprometimento de organizadores, proprietários de pistas, pilotos e patrocinadores.
    No Brasil, parece que nos falta aquela vontade de melhorar continuamente que existe em outros povos…
    Reparem só a altura do mato ao redor da pista… Q custo seria aparar esse mato? Seria uma fortuna?
    Só isso já nos dá uma idéia de quão irresponsável é o proprietário desta pista.
    Será que só aparamos a grama quando tem corrida de F1 em Interlagos?
    Por isso que os caras (F1) chegam aqui mandando e desmandando.
    É simples, parece que nunca vamos aprender a andar com nossas própria pernas. Isso não é válido apenas para o automobilismo…

  23. John Barbosa disse:

    Infelizmente qualquer esporte no Brasil e muito fraco e sem estrutura.

    Como pode um pais com 190 milhoes de pessoas diversas fabricas multinacionais e ninguem faz nada. O proprio povo que e culpado.
    A Australia tem 20 milhoes de pessoas e tem o melhor turismo no mundo que e a V8 Supercar na qual ja trabalhei.

    Qualquer esporte aqui e bem organizado .

    Aqui existe respeito e profissionalismo o que nao existe ai no Brasil. So a equipe da Vodafone este ano tem patrocionio de $20milhoes de dolares para dois carros.

    Como todo esporte, tambem tem sues problemas,
    mas e muito organizado e da prazer em assistir.

    A stock brasileira e uma categoria sem vergonha ou melhor cadeiras eletricas.

    O proprio povo e o culpado.

    Abracos

    John

  24. Leandro Giannetti Duarte disse:

    Me pergunto se este pessoal mais sério que está na Stock não tem interesse em migrar para o Troféu Linea, não seria melhor para o esporte? Eles saindo da Stock, automaticamente a mídia iria atrás deles também.

  25. HUMBERTO disse:

    O acidente sofrido pelo Xandinho Negrão, que é um ótimo piloto, não sirva de lição aos donos de equipe e principalmente aos pilotos. Acordem antes que aconteça coisa pior.

  26. eduardo furlanetto disse:

    No Brasil ninguem quer fazer um automobilismo decente e sim um automobilismo “bonitinho” pra ganhar dinheiro… muuuuuuuito dinheiro!!! E só!!!

  27. fanho disse:

    è realmente ridiculo o que a Stock car faz hoje!
    Tantos acidentes sérios com vitimas e não estão nem aí!

  28. Gabriel Souza disse:

    Quanto ao acidente, acredito que já disseram tudo por aqui.

    Mas se analisarmos bem, o que vai bem neste país em relação ao esporte como um todo?

    Essa “categoria” que, juro, não tenho a mínima vontade de assistir… Essa CBA que é um lixo, a situação do futebol brasileiro com esse Teixeira no poder, as “obras” para a Copa e para a Olimpíada…

    O nosso esporte vai mal, definitivamente.

    Abraço!!

  29. Davi Ribeiro disse:

    Sou amante de tudo que cerca o automobilismo. Os carros, os autódromos, todo o ambiente. Exatamente por isso fiquei curioso por conhecer o novo autódromo de Piracicaba.
    É claro que a gente sempre torce pela criação de novos autódromos, mas, neste caso, fica a questão: alguma entidade – para mim seria a CBA – homologa estes autódromos? Eles não tem um padrão mínimo de segurança – tamanho das áreas de escape a depender do trecho de reta que e velocidade a que se chega naquele ponto? Alguém compra um terreno enorme, faz uma pista e pronto? É assim?
    Vi alguns vídeos da inalguração do autódromo e achei simplesmente temerário correr de qualquer coisa ali.
    Aqui em Salvador tem uma pista de rua – a do CAB (Centro Administrativo da Bahia), que é 1000 vezes mais segura que aquilo ali.
    Simplesmente lastimável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.