Ayrton Senna, o jogo

SuperMonacoGPII

Felipe Paranhos

Em tempos de falta de assunto e de saco, prefiro falar de assuntos acessórios à F1. Portanto, a eleição da Autosport que escolheu Ayrton Senna como melhor piloto da história da categoria será só o gancho de algo MUITO MAIS importante: videogame =)

Ayrton Senna’s Super Monaco GP II foi, como se pode depreender, uma continuação. O primeiro jogo, porém, não tinha a chancela do piloto brasileiro. Numa época em que as categorias ainda não haviam notado as vantagens de investir em jogos oficiais, ter o nome de um campeão atrelado a um game era, sem dúvida, um atrativo.

A série provavelmente inaugurou algo que hoje é praxe nos jogos de automobilismo: o modo carreira. No Super Monaco GP I, você começa na Minarae, obviamente inspirada na Minardi. Ao longo da temporada, ganhando corridas, você entra em outras equipes. Depois de conquistar seu primeiro título, você é contratado pela Madonna — a McLaren — e desafiado pelo seu arquirrival, G. Ceara. É Senna.

O segundo jogo tem o mesmo princípio, mas você escolhe os pilotos a desafiar. Se terminar à frente do rival em corridas seguidas, troca de lugar com o adversário. Ayrton é o único nome real no game. Ontem, brinquei um pouco: depois de vencer a primeira corrida, superando I. Germi — Ivan Capelli — e M. Blume — Michael Schumacher —, parei. No auge.

Como talvez já tenha dito por aqui, comecei a gostar de automobilismo ao ver um cara zerar o jogo com o controle ao contrário — o que, na verdade, não é merda nenhuma. O realismo é zero, a ponto de você contornar a Junção de Interlagos a 250 km/h, mas, ainda assim, o game foi fundamental para tudo o que se vê hoje no automobilismo virtual.

Tags: , ,

72 respostas para Ayrton Senna, o jogo

  1. Rodrigo Dias disse:

    A grande falha dos simuladores de hoje é que poucos fazem modo Carreira. A Série GP, por exemplo: nunca foi de carreira. O que aconteceu foi nerds aficionados fazerem programas pra auxiliar nisso, como o GP Carreer (feito por um brazuca).

    Os simuladores hoje estão legais: corridas em multiplayer, e o caralho a quatro. Mas modo carreira, pra jogar offline quando não tem parceria pra online, não existe. É uma bosta, isso.

  2. Bassan disse:

    Lembro também que o jogo foi lançado para Mega Drive e Master System, ambos da empresa SEGA, a mesma empresa que em 1993 patrocinou a Williams de Prost e Hill……………dando a entender que em 1993 Senna deveria estar pilotando já para a Willians e não para a Mclaren. O jogo foi sucesso na decada de 90 e ainda pode ser jogado atraves de emuladores para PC e Playstation 2

  3. Rodrigo Rocha disse:

    Eu sempre os chamada de Michael Blume, Ivan Germi, Nigel Jones, Mika Alfven, Roberto Pupo Dehehe…kkk

    Realismo 0, mas que para a época era sensacional. Até hoje eu jogo… Eram raras as curvas em que, se fazendo o traçado correto, não se fazia de pé em baixo…senão me falha a memória, só a Villeneuve (Imola), o Bico de Pato, a chicane do Porto e a Anthony Noghes (Mônaco), um dos hairpins de Montreal, o grampo após a reta oposta de Magny-Cours, a curva antes da reta de Hungaroring (que de Madonna dava para fazer), um grampo no Estoril e a curva no final da reta oposta de Adelaide…

    Esse foi o jogo mais “realista” de uma época onde os jogos eram somente arcade. Somente o Sega CD conseguiu produzir um jogo melhor, o Beyond the Limit.

  4. Jefferson Luiz disse:

    O mais legal de SM GP II é que a idéia de fazer o jogo partiu da Tec Toy de São Paulo, à época representante da SEGA no mercado brasileiro. O desenvolvimento foi realizado mediante intercâmbio São Paulo – Tóquio, com participação constante do tri-campeão.

    • Luiz Batista disse:

      Sem querer ser o chato de plantão mas você acredita que alguma “celebridade” dê pitaco na característica de algum jogo, seja Ringo e Paul (The Beatles Rock Band), Tiger Woods (PGA Tour), Michael e Mario (Andretti Racing), Aerosmith e Metallica (Guitar Hero), Bill Elliot (joguinho da NASCAR para Nintendinho nos anos 90), Michael Jackson (Moonwalker), Pele (Pelé Soccer do Atari 2600, alguém se lembra?), e por aí vai… Eles apenas cedem o nome para o desenvolvedor e pega o “checão”.

      • Felipe Paranhos disse:

        Entendo. De fato, é improvável, mas foi o que virou convenção. Ao mesmo tempo, é difícil contestar também. Até porque, nesta época, os jogos licenciados não eram tão comuns, então deve ter havido alguma consultoria, mesmo.

  5. Ainnem Agon disse:

    Nesse jogo havia a pista do Senna em Tatuí, e outras 2 pistas fictícias que Senna desenhou pro jogo…

  6. The Driver disse:

    O melhor hoje acho que não tem muita duvida que é o rFactor, apesar de eu achar as corridas offline muito chatas…mas o que importa é o modo online e a jogabilidade que é perfeita, ai ta otimo. Estou esperando é esse jogo de Formula 1 da Codemasters pra PC, ta prometendo…

    • Douglas disse:

      Se você curtiu rFactor e espera algo parecido para o Formula 1 de PC, vai se decepcionar. Os jogos da Codemaster não são simulares, apenas não são “arcades” total. Procure por videos de Grid e Dirt 2 pra entender o que eu estou falando.

    • The Driver disse:

      Eu tenho jogos da ISI (F1 Challenge, F1 2002 e rFactor) e da Codemasters (GRID e DIRT). Gosto muito das duas, mesmo sendo de estilos bem diferentes :) Eu sei que não vai ser parecido com o rFactor, não é essa a intenção… o que eu vi é que a Codemasters vai usar a engine gráfica do GRID e fazer uma jogabilidade que não seja absolutamente uma simulação, mas que “um ajuste de aerofolio faça diferença” (ví isso em algum lugar..rsrsrs) e um modo carreira bom. Então ta valendo a pena…hehe

  7. Wellington Lucas disse:

    Super Monaco GP 2 foi um “CRASICO” dos games. Mas “o jogo” é o Grand Prix Legends. Mas alguem aqui joga o Grand Prix Legends ?

    • luiz carlos disse:

      Eu jogo. É o melhor simulador que existe. Não sei porque é praticamente desconhecido da maioria das pessoas.Talvez seja porque os F1 dos anos 60 (charutinhos) não sejam plasticamente atrativos para muita gente e os gráficos sejam um pouquinho toscos, comparados com outros games.

      Mas pela simulação em si é o melhor simulador que conheço e olhe que tenho GP4, Rfactor, F1C, GTR2, GT Legends (esse muito bom também, com carros de turismo dos anos 60 e 70).

  8. Erick disse:

    Cara, antes de ter computador eu fiz questao de comprar uma mega drive so pra jogar esse jogo, obviamente que o realismo comparado com hoje é zero mesmo, mas a ideia do jogo, de você ir avançando nuam carreira creio que era nova, coisa que a série Super Monaco GP trouxe mesmo, mt bom tb é um jogo chamado Monaco Grand Prix – Racin simulation 2, é pro nintendo 64 muito bom nesse inclusive tem suas estatisticas, poles vitorias e tudo mais, foi com esse jogo q aprendi a acertar carros antes de conhecer o automobilismo virtual. Realmente nao ter carreria é um saco, so o F1 carreer 99-02 da EA e os mais novos da mesma tem. Rfactor eu nem ligo que não tenha pois só jogo online mesmo, mas agora vou fazer meu jabá…tenho uma liga chamada SPEEDZONE e ano que vem vamos abrir um campeonato chamado driving life que simula a f-1 literalmente, vc desenvolve seu carro recebe atualizações de motores, tem contratos de patrocinio, tem q pagar piloto e tudo mais e o melhor é que vc pode escolher em ser chefe de equipe ou ser chefe e andar tb. Eu poderia falar um monte aqui mas eu sou péssimo pra explicar, tem kers (ele prejudica a distribuição de peso do carro tb) tem coisa pra cacete. Pra quem estiver interessado so acessar http://www.speedseries.com.br tem o nosso mod la e pra entrar nos nossos foruns por enquanto tem de usar os proxys que estão no site.

    Abraços!

  9. dcoelho disse:

    E eu sempre errava as chicanes de Paul Ricard na primeira versão do jogo…

  10. Arthur Cerri disse:

    BAH. Era muito bom. Passei algumas tardes sentado, em frente a TV com um pacote de bolachas e jogando o SM GP. Alternava o SM com o Golden Axe. Alguém lembra?

    Fora que a carreira era complicada, lembro da Madonna. Naquela época anda era boa. hehe

  11. Thiago disse:

    M Blume não seria Mark Blundell?

    • Felipe Paranhos disse:

      Segundo os estudiosos da época (hehe), a Bestwal, equipe do M. Blume, seria a Benetton. Assim, como o jogo é baseado na temporada 1991/1992, com algumas adaptações com pilotos passados, deve ser o Schumacher, mesmo.

  12. Alexandre Melo disse:

    Nossa, que legal relembrar, eu jogava muito…

    Era top demais e ainda é, ouvir o Senna dizer ´Final Lap´!

    Bons tempos. E aí vc. vê a visão de negócios que o cara tinha… Em todos os aspectos, ele sempre fará muita falta.

    []´s.

  13. RMTA disse:

    Esse jogo era O OURO! Zerei diversas vezes! Era muito legal começar na equipe SERGA, depois tirar o Pupo Dehehe da Losel, e começar a desafiar o Michael Blume na Bestowal, pegar o lugar dele e desafiar o Senna de Madonna… SHOW DE BOLA!

  14. Sanzio disse:

    Pra ser mais exato, o SM GP II é o terceiro jogo da série, que começou com o Monaco GP, pro console Sega SG 3000 (pré Master System, que não saiu por aqui), depois Veio o Super Monaco pra Mega Drive e Arcade e aí sim o Super Monaco II pra Master e Mega.
    Eu era viciado, jogava todo dia. Infelizmente nunca conseguí chegar em primeiro em Mônaco. Pista de merda! hehehehehehehe…

    Quanto ao “modo carreira”, o Grid cumpre mais ou menos bem esse papel, só que ao invés de vc trocar de equipe, passa a comprar carros melhores, mais ou menos tipo Top Gear II que era outro jogo sensacional.

  15. Alejjandro disse:

    Pra mim, o melhor jogo de auto da História.

    Depois vêm Rally Championship, pra PC, que tinha um Escort Branco com aerofólio traseiro sensacional e a série Burnout do PS2.

    Abraço!

    • Felipe Paranhos disse:

      Rally Championship? Espere… :P

    • Luiz Batista disse:

      Cara… o Rally Championship era maravilhoso… Apesar de ser um jogo antigo (finzinho dos anos 90) mas era muito bonito. Pena que por ser apenas um CD (DVD nem pensar) tinha poucas especiais por rali (apenas 6 contra as 14 ou 16 da vida real). Quando aos carros eu gostava do Ford Puma azul. Era o menos veloz, porém como eu era muito ruim (tenho que ser sincero…) eu errava menos com ele. Até hoje sou grato a revista FullGames por ter lançado este jogo.

    • Luiz Batista disse:

      Cara, como era bom este Rally Championship. Eu costumava correr com o Ford Puma azul. Pena que depois dele não vi mais nenhum simulador bacana de rally, com especiais em sequência, classificação por grupo e geral, vistoria técnica, etc.

  16. Tiago S. disse:

    Caralho cara, que animal, nem lembrava mais desse jogo. Mas eu jogava direto. Valeu por lembrar disso.

    Abs.

  17. João disse:

    Do que tu me foste lembrar. Já tinha esta lembrança perdida nos confins da memória.. completamente adormecida :) tive uma mega drive em 92, apenas com 8 anos, e joguei horas perdidas neste jogo.. as músicas e sons que fazem parte do jogo… agora que as ouvi de novo.. parece que foi ontem que joguei.. obrigado pela lembrança :)

    PS: já agora podes-me dizer alguma coisa acerca do jogador Airton do Flamengo? É que fala-se cá em Portugal que ele está com um pé no meu Benfica.

    • Felipe Paranhos disse:

      Muito bom volante, mas joga de zagueiro também. Sobretudo com a idade que tem, apenas 19 anos. Técnico, tem muita personalidade, então não deve ter problemas de adaptação aí. Às vezes ele é muito violento, se irrita com facilidade. Mas acho que o futebol português vai ajudá-lo a se acalmar mais.

  18. Daniel disse:

    sensacional esse jogo!!

  19. Nestor 2T disse:

    Jogos clássicos, lembro quando saiu o GP3, maravilhoso. E o GP4? Muito realista! Daí a Sony comprou a exclusividade da F1 com a FIA e estes jogos agora apenas em consoles…
    M. Blume deveria ser Martin Brundle? Ou Mark Blundell?

    • Felipe Paranhos disse:

      É como eu disse ao Thiago: quem era mais viciado na época dizia que a equipe Bestwal era a Benetton. Sendo assim, só poderia ser o Schumacher.

  20. Renato Rolim disse:

    Hoje em dia sou viciado em simuladores(rFactor,GTR Evolution, Race On), na época com 8 anos de idade foi o meu primeiro jogo! E foi muito válido, pois nele aprendi a usar as marchas.. Enquanto todos meus amigos da minha idade só jogavam no automatico, eu que ja acompanhava a F1, gostava de jogar com o câmbio de 7 marchas.

    Dps desse jogo, nunca mais joguei jogo algum com cambio automatico.

  21. Ehh disse:

    Eu curti muito o Beyond the Limit, principalmente o modo de cenários onde o jogador tinha que refazer momentos históricos da temporada (acho que 93) de F1…
    Fora que acho que foi um dos primeiros a ter vídeos reais na apresentação e dentro do jogo…

  22. Ehh disse:

    Outro jogo muito bom (pelo menos eu gosto) foi o F1-Pole Position para o snes…porém a sequencia deste foi uma m…

  23. Rodrigo Rocha disse:

    Blume era alemão…Por isso eu dizia que era o “Michael” Blume

  24. Rodrigo Rocha disse:

    Alguém sabe aonde baixar o Beyond The Limit?

  25. Rodrigo Rocha disse:

    O Scenários era 10…nenhum outro jogo (que eu saiba) trouxe isso… Tinha um que você tinha que assumir a Williams do Prost em Mônaco, quando ele foi cumprir a punição e deixou o motor morrer… Você voltava em 16º.

  26. ba disse:

    Váááárias observações a respeito desse jogo viciante:
    1) não dava mais pra fazer o que eu mais gostava: desafiar a Madonna, ultrapassá-la e ficar morgando para eu terminar em 15º e ela, 16º. No MonacoGP 1, eu era contratado pela equipe e ainda via o boiola do Asselin se ferrar no campeonato.

    2) Sendo bem pachecão, ninguém conseguiu me convencer de que a musiquinha que toca quando se ganham os 3 Senna GPs é um arranjo do tema das vitórias (o famoso tãn-tãn-tãn).

    3) Me arrepia só de lembrar quando a gente ganhava o 1º campeonato mundial: o Senna chegando no “meu” box, “eu” tirando o capacete, a balaclava e “a gente” se cumprimentando. As fotos com o povo da McLaren e Honda nos créditos, então… já me trazem lágrimas aos olhos.

    4) Aliás, nos créditos, aparece um tal de “Oibaf Odahcam”, que é “Fabio Machado” escrito ao contrário. Alguém aí sabe quem é o cara?

    5) Acho que ainda tenho (se tiver, digitalizo e te mando) a edição da 1ª Ação Games. Ela trazia uma matéria com um tal de Rubinho Barrichello (até então campeão da F-3000) fazendo comentários sobre o MonacoGP 1.

    6) A trilha sonora não era tão boa quanto a do MonacoGP 1, mas ainda assim era legal.

    7) Alguém já reparou que, tirando o Senna, os melhores pilotos eram os das piores equipes? Era muito legal ir para uma equipe de ponta, perder para um piloto da Moon, p. ex., e depois galgar melhores times.

    8) Nunca entendi o esquema para ser promovido. No MonacoGP 1, bastava vencer duas vezes um rival acima de você. Já no 2, nem sempre era assim.

    9) Engraçado, mas o pitstop nunca foi muito útil.

    10) Até hoje, fico p… da vida que os promotores da F-1 (a de verdade) não colocam com tanta frequência aquela projeção do piloto na pista. Nesse ano, só aparecia quando havia disputa de posição no box.

    11) Ultimamente, os jogos de F-1 e corrida envolvem nomes reais. Que graça tem eu escolher ser, sei lá, o Hamilton ou o Raikkonen?? Eu quero ser eu mesmo pra dar um pau nesses braços!

    Bom, é melhor parar por aqui… abraço e parabéns pelo post! Pelo visto, tocou muita gente!

  27. Conrado Andrade disse:

    Realmente… ta aí um post saudosista! O Super Monaco GP, jogava horas a finco com meu pai. Se hoje eu sei o traçado de Monza é pq era a única pista que eu tinha decorado, qndo pequeno. Foi no Super Monaco GP que aprendi a jogar com marchas “manuais” (haha). Não lembro se era no Monago GP1 ou 2, mas tinha o Bullet, que era quase impossível de pegar. Vc tinha que ficar mais lento pra ele ‘dar’ mole, se não era impossível hehehe! Jogasso!!
    Felipe Paranhos, vc não gostaria de tentar organizar um ‘evento’ de rFactor com o pessoal que opina por aqui? Aquele MOD de F1 1979 permitiria ALTOS pegas!
    abraços

  28. Mandruwá disse:

    eu desço o dedo e ganho (quase) todas, exceto Monaco (ñ termino, pq ñ freio e acabo batendo na Mirabeau, se não lá, na Louis Chiron) e Hungria (muito travado e estreito. Desisto quando estou em 14º)
    Já fui campeão até com a Tyrant

  29. Wellington Lucas disse:

    Felipe, esse jogo é muito bom, jogo até hoje.

    Você joga Grand Prix Legends ?

  30. Misael disse:

    Ao contrário do quie o blogueiro disse o 1° jogo, Super Monaco GP, que aliás fez bem mais sucesso que o 2° (que foi apenas uma cópia do 1° com a licença para usar o nome Ayrton) já tinha o esquema de desafiar rivais e tomar os carros deles e assim ir onseguindo melhores carros para ganhar o campeonato.

  31. Vanderlei disse:

    Felipe, era bem engraçado o recurso que as empresas de games faziam pra colocar nomes que fizessem o “moleque” associar à equipe real.
    Quanto ao Michael Schumacher, não deveria ser, porque este jogo foi feito com equipes da temporada de 90 e o Michael não estava lá ainda. Acho que o M. Blume, deveria ser M. Brundle. Abraços

  32. Rodrigo Rocha disse:

    Felipe, tanto no 1º quanto no 2º as suas situações poderiam ocorrer: você escolher um rival ou algum piloto te escolher como rival (se a equipe dele fosse pior que a sua).

    O canadense era o G.Gould, que eu chamava de Gilles Gould…era da equipe Tyrant…

    Quer publicar um print do final do Senna GP 2?

    Misael: A principal diferença entre os jogos era que no 1 não podia-se subir nas zebras, perdia-se velocidade com isso. No 2 as pistas estavam um pouco mais reais e realmente, quando se vencia o desafio do Senna (esqueci o nome daquele modo) tocava o tema da vitória, me lembro de uma reportagem da Ação Games da época (infelizmente não a tenho mais).

  33. Rodrigo Rocha disse:

    Na época ainda havia esse tipo de consultoria, não era só “colocar o nome”. Pode ver que os jogos eram muito diferentes entre si, coisa que não há hoje.

  34. Diogo Maia disse:

    Putz cheguei atrasado. Pra quem é fã desse jogo estou a organizar um campeonato que deve começar final de fevereiro de 2010.
    mais informações na comunidade ASMGP do orkut.
    Fico feliz por terem lembrado desse jogo :D

  35. Diogo Maia disse:

    Felipe, depois entra em contato comigo, já que você curte o jogo você pode ser um personagem vip no 5° campeonato do jogo que vamos organizar. O iMportante é se divertir.

  36. Delano Braga disse:

    O tempinho bão quando era criança adorava jogar esse joginho nos estabelecimentos de jogos na minha cidade, muito bom ter relembrado.

  37. Pedro Giulliano disse:

    HEEEE PUTAQUEUPARIU!

    me veio agora aquele gostinho inesquecivel do pé de moleque que eu e meus amigos comiamos na banca do seu Zito perto de casa, e a gente vinha pra minha casa jogar essa joça a tarde TO-DA!

    ae Felipe, tu lembras do outro que saiu depois, pro Super Nintendo, do Nigel Mansel?
    tenho até hje, o Super Nintendo tb!
    há há

    #flwfuijogar!

  38. Bom, não preciso nem dizer que adoro este jogo: sou o autor do vídeo postado aqui :)

    Abraços e parabéns pela matéria!

  39. Geckodriver disse:

    Nossa, como lembro desse jogo!!!!!!!
    (Também, virava o dia jogando, heheheh)…
    Eita tempinho bom!!!!

  40. Eu tenho meu Mega Drive até hoje só por causa dessa fitinha ai… e agora jogar isso em um LCD é coisa de loco…

  41. Carlos Molykote disse:

    Ganhei o jogo da minha esposa, quando fiz 40 anos, no dia 26/04/94 (cinco dias antes da data fatal). Imaginem a minha emoção quando fui campeão pela primeira vez e vi o Ayrton vir erguer o braço do vencedor. Tenho o jogo até hoje, embora faça muito tempo que não jogue, pois prefiro jogar o Grand Prix 4 no PC

  42. Guilherme Dorneles disse:

    Dois jogos fizeram eu parar e falar “Nossa, eles não vão conseguir fazer nada mais real que isso”, são eles International Superstar Soccer e Super Monaco GP II.

    Claro que quebrei a cara e nunca mais falo isso.

  43. Batista Haddad disse:

    Jogo muito Super Monaco GP I e II!!!!! hahahahaha!!!!

    Jogo até hj em um emulador de Mega Drive no meu notebook!!!!

    E desafio qualquer um!!!!! kkkkkkkkkk

    Abraço

  44. Marcus Lins disse:

    Eu me lembro desse jogo! Era um terror passar da corrida na Hungria… Mas eu jogava mais o Super Monaco GP pro Master System. Excelente!

  45. Renan disse:

    Ué, se vcs gosttam tanto assim de SMGP e ASSMGP, estão sendo organizados campeonatos nas comunidades desses jogos no Orkut, com previsão para Fevereiro, se quiserem, entrem lá e dêem uma olhada.

    SMGP – http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=1125192

    ASSMGP – http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=95275825

  46. Ricardo Oliveira disse:

    Nossa, esse jogo era muito fera. Como joguei viu?! O dificil era ganhar do tal do Bullets, como sofri. rsrsrs
    Legal vocês lembrarem desse clássico do Mega Drive.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.